abril 20, 2024 21:37

Mara Alves abre vantagem e se consolida na liderança para prefeitura de Careiro Castanho

spot_img

O Instituto Pontual Pesquisas realizou estudo eleitoral no município de Careiro (a 86 quilômetros de Manaus) entre os dias 16 e 21 de fevereiro. A pesquisa eleitoral teve registro no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob o número AM-00601/2024, obedecendo assim a legislação vigente e cumprindo o rigor metodológico necessário para atender às resoluções específicas.

De acordo com o estudo 46,9% estão decididos em relação aos seus votos, enquanto 46,6%  não estão decididos, podendo mudar seus votos. Já 6,5% não souberam opinar na pesquisa.

A amostra teve 378 entrevistas presenciais, alcançando margem de erro de 5% com intervalo de confiança 95%.

Intenções de votos

A atual secretária municipal de Educação, Mara Alves, destacou-se na pesquisa, conquistando o primeiro lugar com 35,5% da preferência do eleitorado. Isso conferiu a ela vantagem sobre o segundo colocado, Jerrimar Castro, que obteve 14,5% das intenções de voto.

Já a filha do ex-prefeito Joel Lobo, Hiana Lobo, alcançou 9,3%, enquanto Petrucio registrou 5,2%. Os indecisos representaram 24,1% do total, enquanto 11,4% afirmaram que votariam branco/nulo.

Rejeição

O estudo mostra que os candidatos à Prefeitura de Careiro menos rejeitados são Jerrimar Castro, com 4,8% e Mara Alves com 10,7%.

Em contrapartida, o candidato mais rejeitado é o Pretucio com 19,7%. Em segundo lugar, Hiana Lobo com 13,4%.

Indecisos somam 40,4% e branco/nulo somam 11,0%.

Perfil do entrevistados

No município de Careiro, foram entrevistadas 378 pessoas de forma presencial. As coletas seguiram os cálculos de amostragem determinados para o município de acordo com o quantitativo de eleitores.

Desses, 50,7% identificaram-se como gênero masculino, enquanto 49,3% são do gênero feminino.

Os entrevistados do estudo possuem idade, renda, escolaridade e religião diferenciadas. Para maiores detalhes do estudo, acesse o documento aqui.

Estudo

Para fins de validação, o Instituto Pontual possui registro da no Conre-7 sob nº 8260, com estatístico devidamente registrado sob nº 9079. As pesquisas realizadas pela Pontual são supervisionadas pelo Professor Mestre Eric Barbosa, especialista em pesquisas de opinião pública e diretor do Instituto Pontual Pesquisas – empresa especializada em pesquisas de opinião pública, mercado e eleitoral, com atuação desde 2016 nos estados da Região Norte do país.

 

Da Redação para Portal Pontual, com informações do  Instituto Pontual Pesquisas. 

Imagens: Instituto Pontual Pesquisas 

Últimas Notícias

Lançamento da pré-candidatura de Maria do Carmo tem participação de Dallagnol

A pré canditada Maria do Carmo Seffair oficializou neste sábado (20) a sua candidatura a prefeitura de Manaus. O...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!