abril 20, 2024 23:04

Wilson Lima deve ser o “bombeiro” para acalmar os ânimos do União Brasil

spot_img

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), viajou para Brasília nesta quarta-feira, 13, em missão de paz, para ser o “bombeiro” no clima de hostilidade entre o recém-presidente nacional eleito, Antônio Rueda, e o ex-presidente Luciano Bivar, que até o final de fevereiro era o presidente da Executiva Nacional.

Wilson Lima, que é o presidente do União Brasil no Amazonas e vem se destacando a nível nacional na sigla, foi chamado para acalmar os ânimos.

A expectativa é de que aconteça uma reunião entre Wilson Lima, Antônio Rueda e Luciano Bivar para resolver o impasse, visando os preparativos para a eleição para prefeito e vereadores que acontece este ano.

Força no Norte

O União Brasil (UB) já mostra sua força, enquanto sigla partidária, dominando as prefeituras do Norte do país. A legenda surgiu de uma fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL).

Atualmente no Norte, o UB tem 115 cidades comandas pelo partido. Se juntam ao União Brasil, no TOP3, o MDB com 104 prefeituras e o PSD, com 71.

Amazonas

O governador Wilson Lima deixou o PSC e filiou-se ao UB, por onde disputou e venceu a reeleição. Seguindo a migração do governador, a maioria dos prefeitos do interior do Amazonas também foram para o UB, tornando-o líder no Estado.

Em 2020, quando o UB não era formado, os partidos PSC e MDB era quem comandavam as prefeituras do interior, ocupando, cada sigla, a liderança de 13 municípios.

Entre 2020 e 2023, muita coisa mudou. O UB, atualmente, conta com 36 prefeituras; das 13 que o MDB tinha, hoje restaram 10; e o PSC ficou sem nenhuma.

A exemplo do ranking geral do Norte, UB e MDB também lideram o número de prefeituras no Amazonas. O União, com 36, e o MDB, com 10.

Filiação UB

O atual presidente do União Brasil, Antônio Rueda, esteve em Manaus na época em que o governador Wilson Lima se filiou ao UB em 2022. O evento foi realizado na quadra da Escola de Samba Aparecida, zona sul de Manaus, e reuniu diversos nomes, entre deputados estaduais e federais, vereadores, secretários, lideranças políticas da capital e do interior, além de 48 prefeitos.

Além de Rueda, prestigiaram o ato de filiação de Wilson Lima, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade, que mudou para o União, e os parlamentares estaduais Felipe Souza, Saullo Vianna, Adjunto Afonso, Mayara Pinheiro, Fausto Júnior, Cabo Maciel, Abdala Fraxe, Tony Medeiros, João Luiz, Joana Darc, Dr. Gomes e Terezinha Ruiz.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Lançamento da pré-candidatura de Maria do Carmo tem participação de Dallagnol

A pré canditada Maria do Carmo Seffair oficializou neste sábado (20) a sua candidatura a prefeitura de Manaus. O...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!