A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, será convidada pela Comissão de Meio Ambiente para prestar esclarecimentos sobre a situação dos incêndios e queimadas em todo o território nacional. A senadora Leila Barros (PDT-DF) é a autora do requerimento para que a ministra explique aos senadores o que está sendo feito para enfrentamento das queimadas.
No requerimento, solicitando os esclarecimentos de Marina sobre as queimadas, a senadora destaca que eventos como esses causam danos irreparáveis ao meio ambiente, a perda da biodiversidade e o aumento das emissões de gases de efeito estufa. Afetam a saúde e o bem-estar da população. Destacou que as ações contra o meio ambiente causam prejuízos ao turismo e à produtividade agrícola, causando danos para a economia do país.
Mais de 110 mil focos de incêndio já foram registrados este ano, um aumento de 78% em relação ao mesmo período do ano passado. Para o senador Jorge Kajuru (PSD-GO) o caminho para o combate às queimadas é o rigor do poder público na fiscalização dos crimes ambientais. Ele citou também que os sinais de fumaça são recados claros e diretos de empenho máximo para punir os autores de crimes ambientais.
Com informações do Senado
Foto: Divulgação