Na tarde desta terça-feira, 21, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retornou às atividades na Corte. Duas pautas, previstas para julgamento hoje, foram adiadas para quarta-feira, 22. Os prefeitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira devem ser julgados por suposta inelegibilidade.
Santa Isabel do Rio Negro
O MPE também foi contra a elegibilidade do prefeito eleito, José Ribamar Fontes Beleza. O motivo seria uma condenação por má conduta administrativa. Vale ressaltar que, na última sessão do TRE-AM no ano de 2024, o relator do caso, desembargador Cássio André Borges, votou pelo afastamento das possíveis irregularidades e considerou improcedentes as acusações.
Envira
O Ministério Público Eleitoral (MPE) havia se manifestado pelo indeferimento do prefeito eleito, Ivon Rates, que já havia informado à população de que, caso o resultado na justiça fosse desfavorável, recorreria junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Caso a votação seja favorável à inelegibilidade dos prefeitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira, haverá novas eleições municipais.
Ludmila Dias, para Portal O Poder
Foto: Reprodução