janeiro 20, 2026 13:21

Justiça Federal aposenta juiz que comprou fazendas milionárias

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), por meio da Corte Especial Administrativa, decidiu por aposentar, de maneira compulsória, o juiz federal Alderico Rocha Santos, da Justiça Federal de Goiás.

O juiz foi alvo de um procedimento disciplinar movido pelo Ministério Público Federal (MPF) por acumular um patrimônio incompatível com seus ganhos, o que incluía duas fazendas avaliadas em R$33,5 milhões, que foram adquiridas no ano de 2022.

A decisão foi julgada na última quinta-feira, dia 27 de fevereiro, por 14 votos favoráveis à aposentadoria compulsória, seguindo o entendimento da desembargadora Maria do Carmo Cardoso, relatora do caso. A corte manteve o pagamento de vencimentos proporcionais ao tempo de contribuição do juiz. Três desembargadores votaram contra a punição a Alderico Rocha.

Os desembargadores do TRF-1 analisaram um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que apurava denúncias de intimidação de testemunhas pelo juiz em uma ação que investiga a diferença patrimonial dele. O magistrado não conseguiu comprovar a origem dos R$33 milhões, utilizados na compra das fazendas. O juiz pode recorrer ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com informações de Estado de Minas

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Estados da oposição foram os mais dependentes da União em 2025

Os estados governados por partidos de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideraram, em 2025, a...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!