fevereiro 6, 2026 14:03

PA: Helder ainda confia em Trump

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou à CNN que tem confiança de que o governo dos Estados Unidos participará da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém.

“Eu tenho absoluta confiança de que nós teremos a presença do governo americano, já que este sai do Acordo de Paris, mas continua na Conferência das Partes como membro”, disse Barbalho.

No início deste ano, ao assumir a Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou o país do Acordo de Paris, tratado internacional sobre mudanças climáticas no qual quase 200 países concordaram em trabalhar juntos para limitar o aquecimento global.

Helder Barbalho destacou que o governo do país norte-americano “efetivamente, muito pouco, tem ajudado no financiamento climático. Quem deve ser protagonistas são as companhias privadas americanas”.

Para o governador, é preciso ainda “construir diplomaticamente a viabilidade de um evento que possa ter a presença de todos os atores. Governo e iniciativa privada, terceiro setor, ONGs, participação da ciência de maneira absolutamente relevante”.

Interesse antigo

Em novembro do ano passado, o governador do Pará manifestou interesse em que o presidente Donald Trump participe da COP 30. À época, o político destacou a importância de os Estados Unidos manterem compromissos ambientais e ressaltou a necessidade de uma cobrança rigorosa do país, dado seu papel de influência global na questão climática.

O presidente norte-americano tem postura contrária às políticas ambientais. No entanto, segundo Helder Barbalho, os interesses da humanidade devem prevalecer.

 

 

Com informações da CNN Brasil e do UOL

Últimas Notícias

Justiça Eleitoral determina saída de mais da metade dos vereadores de Manaquiri após cassação

Seis vereadores do município de Manaquiri que tiveram os mandatos cassados após decisão por fraude à cota de gênero...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!