O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou à CNN que tem confiança de que o governo dos Estados Unidos participará da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém.
“Eu tenho absoluta confiança de que nós teremos a presença do governo americano, já que este sai do Acordo de Paris, mas continua na Conferência das Partes como membro”, disse Barbalho.
No início deste ano, ao assumir a Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou o país do Acordo de Paris, tratado internacional sobre mudanças climáticas no qual quase 200 países concordaram em trabalhar juntos para limitar o aquecimento global.
Helder Barbalho destacou que o governo do país norte-americano “efetivamente, muito pouco, tem ajudado no financiamento climático. Quem deve ser protagonistas são as companhias privadas americanas”.
Para o governador, é preciso ainda “construir diplomaticamente a viabilidade de um evento que possa ter a presença de todos os atores. Governo e iniciativa privada, terceiro setor, ONGs, participação da ciência de maneira absolutamente relevante”.
Interesse antigo
Em novembro do ano passado, o governador do Pará manifestou interesse em que o presidente Donald Trump participe da COP 30. À época, o político destacou a importância de os Estados Unidos manterem compromissos ambientais e ressaltou a necessidade de uma cobrança rigorosa do país, dado seu papel de influência global na questão climática.
O presidente norte-americano tem postura contrária às políticas ambientais. No entanto, segundo Helder Barbalho, os interesses da humanidade devem prevalecer.
Com informações da CNN Brasil e do UOL