fevereiro 21, 2026 23:08

Funai instala GT para identificar e delimitar terra indígena entre Humaitá e Manicoré

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) instituiu, por meio da Portaria nº 395/2025, um Grupo Técnico (GT) para identificação e delimitação da Terra Indígena Baixo Marmelos, localizada entre os municípios de Humaitá e Manicoré, no Amazonas.

A área é reivindicada por indígenas das etnias Mundurukú, Múra, Tenharim e Torá. A portaria, assinada pela presidente da Funai, Joenia Wapichana, considera dispositivos legais e acordos de cooperação em vigor, incluindo o firmado com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), que fornecerá suporte técnico para a iniciativa.

O grupo técnico é formado por especialistas com experiência em questões fundiárias e indígenas: Renildo Carneiro Santos, historiador e analista de campo; Sarah Martins Novais Frota, geógrafa e analista fundiária de gabinete; Francisco Ferreira da Silva, servidor da Funai e chefe da Coordenação Técnica Local de Pauini (Coordenação Regional Médio Purus); e Gilberto Kaywa, servidor da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), representando o governo estadual.

Segundo a portaria, as despesas com deslocamentos e atividades dos servidores da Funai serão custeadas pelo Plano Operacional de Identificação, Delimitação, Georreferenciamento e Regularização Fundiária de Terras Indígenas e de Reservas, por meio de recursos federais.

 

 

Da Redação 

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!