dezembro 24, 2025 07:39

RR: Prefeito terá que devolver recursos do Fundeb por ordem do TCE

O prefeito de Uiramutã, Benísio Roberto de Souza, teve as contas, referentes a 2021, julgadas como irregulares pelo Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR), por utilização de recursos sem comprovação de despesa.

As contas do Fundo Municipal de Saúde (FMS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) foram onde a auditoria apontou as irregularidades, conforme o relatório do TCE-RR.

Foram utilizados R$ 2,3 milhões do Fundeb sem informar para onde foi o recurso. O relatório apontou pagamentos indevidos com recursos do fundo, não cumprimento da regra que obriga a aplicação de 70% das verbas na remuneração dos profissionais da educação básica e a falta de utilização dos repasses no exercício que foram creditados.

No FMS, os auditores também constataram a saída de R$ 10,6 mil sem documentação que justificasse o gasto. O processo investigou a gestão do prefeito Benício, da ex-secretária de Educação Darilene Souza Lima, e do ex-secretário de Saúde Zelandes Alberto Oliveira.

Por fim, com base nas irregularidades, o TCE determinou a devolução dos valores utilizados de forma indevida. O prefeito Benísio Roberto de Souza deverá ressarcir tanto os recursos do Fundeb quanto os do Fundo Único de Saúde, juntamente com os ex-secretários. Darilene responde pelo montante do Fundeb e Zelandes pelos recursos do Fundo Único de Saúde (FUS).

 

Com informações de Roraima em Tempo

Últimas Notícias

Senadores pedem impeachment de Moraes por suposta atuação pelo banco Master

Senadores entregaram um novo pedido de impeachment e uma queixa-crime contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!