fevereiro 5, 2026 17:23

Juíza Vanessa Leite Mota toma posse como membro suplente do Pleno do TRE-AM

A juíza Vanessa Leite Mota tomou posse como membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), da classe dos juízes de direito. A assinatura do termo ocorreu no gabinete da presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis, nesta quinta-feira, 05, antes da sessão do Pleno, com a presença da vice-presidente e corregedora do Tribunal, desembargadora Nélia Caminha Jorge.  

Ao saudar a nova integrante, a presidente do TRE-AM destacou a relevância da experiência da magistrada para o fortalecimento da Justiça Eleitoral, especialmente no período preparatório para as Eleições de 2026. “Mais uma mulher de garra, honesta e íntegra para compor o Pleno, que vem para somar justamente em um momento importante para o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, por ser uma das magistradas que vão comandar a propaganda eleitoral”, afirmou a desembargadora. 

Natural do município de Tefé, Vanessa Mota, acumula mais de 20 anos na magistratura, com quase 13 anos dedicados à jurisdição eleitoral no interior do estado. Ao comentar a nova etapa, a juíza ressaltou que a atuação no Pleno do TRE-AM representa uma experiência inédita em sua trajetória. “Sempre atuei como juíza eleitoral no interior, principalmente nas eleições municipais. No julgamento colegiado, tenho uma experiência recente na Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Amazonas, mas em matéria fazendária. Esta será minha primeira experiência em colegiado e já em uma eleição geral. Agradeço ao TJAM pela confiança na minha escolha, espero contribuir e fortalecer ainda mais a democracia do país”, destacou.

A chegada da magistrada reforça a composição da Corte, atualmente majoritariamente feminina. “Não tenho dúvida de que a mulher tem um olhar diferenciado sobre determinados temas, especialmente na defesa dos direitos femininos, da paridade e da legalidade na composição das chapas, evitando qualquer tipo de burla”, pontuou. 

Trajetória

Vanessa Leite Mota é graduada em Direito, pós-graduada em Direito Eleitoral e mestre em Direito do Estado. Ingressou na magistratura em 2004, sendo titular da comarca de Japurá. Ao longo da carreira, atuou nas comarcas de Nhamundá e Caapiranga, além da 1ª Vara de Manacapuru.

Promovida para a capital em dezembro de 2017, assumiu o 9º Juizado Especial Cível de Manaus, onde permanece até a presente data. A magistrada também integra a 4ª Turma Recursal – Turma Fazendária do TJAM. Entre 2020 e 2022, foi juíza auxiliar da Corregedoria do TJAM e, nos anos de 2023 e 2024, atuou como juíza auxiliar da Presidência no mesmo Tribunal. Em 2025, exerceu as funções de juíza auxiliar da Corregedoria Eleitoral e de juíza eleitoral da 37ª Zona Eleitoral de Manaus.

 

Da Redação com informações do TRE-AM  

Fotos: Júnior Souza/TRE-AM

 

Últimas Notícias

STJ abre sindicância para investigar denúncia de importunação sexual contra ministro

Na última quarta-feira, 4, o plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou, por unanimidade, a abertura de uma...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!