fevereiro 9, 2026 15:24

PT se divide e PSB luta por permanência de Alckmin na vice-presidência

A disputa por uma vaga na chapa que concorrerá à reeleição junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a se acirrar nesta semana após o petista dar uma declaração que lançou dúvidas se repetirá a dobradinha com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Apesar disso, parte do PT e integrantes do PSB defendem a manutenção do ex-governador de São Paulo no posto.

Na última semana, Lula sinalizou que tanto o vice-presidente, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), são nomes fortes para a composição de seu palanque em São Paulo (SP). O cenário no estado, o maior colégio eleitoral do país, ainda está indefinido, a cerca de oito meses para as eleições.

“Nós temos muito voto em São Paulo e condições de ganhar as eleições. Eu ainda não conversei com Haddad, nem com Alckmin, mas eles sabem que têm um papel a cumprir em São Paulo. A Simone também tem um papel para cumprir, e ainda não conversei com ela”, disse o chefe do Executivo em entrevista ao portal Uol.

A fala ampliou a corrida pela vaga de número dois do Planalto, a cadeira é cobiçada por outros partidos, como o MDB.

Uma ala do PT sonda a possibilidade de aliança com a sigla para compor a chapa à Presidência, mas divergências internas podem atrapalhar. A avaliação, de acordo com petistas ouvidos pela reportagem, é que atualmente, no MDB, a maioria seria contrária à costura. Ainda assim, se Lula manter o favoritismo diante dos adversários, o cenário pode mudar.

Nesse sentido, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), é apontado como um bom nome para a chapa. Ele pretende deixar o governo até o fim de março, mas para concorrer ao governo de Alagoas. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA), também é cotado.

 

Da Redação, com informações do Metrópoles
Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

David Reis projeta ampliar produção legislativa da CMM em 2026

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), afirmou que o Legislativo deve intensificar o...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!