novembro 25, 2024 10:45

Simão Peixoto é denunciado por fechar escolas indígenas

O prefeito de Borba (a 149 quilômetros de Manaus), Simão Peixoto (PP), voltou a ser alvo de denúncias do vice-prefeito Zé Pedro Graça (PSD), que acionou o Ministério Público Federal (MPF) pela extinção de 18 escolas municipais, sendo quatro indígenas, sem prévia notificação, criação de quatro escolas, simulação de reformas, além de improbidade administrativa e desvio de recursos federais com rombo no FNDE no valor de R$  1.164.333,89 dos cofres públicos.

Há uma “guerra” envolvendo Simão Peixoto e Zé Pedro pelo comando da prefeitura de Borba. Zé Pedro também entrou na Justiça com pedido de medida protetiva por, segundo ele, sofrer ameaças de Simão Peixoto.

De acordo com a medida jurídica acionada pelo vice-prefeito, “é importante salientar que, além das demais denúncias, efetivamente pelo recebimento do FNDE para construção de duas escolas em 2018 que jamais foram entregues, tem-se prova cabal do ato improbo, vez que o ato praticado pelo requerido provocará prejuízo ao patrimônio público no montante de R$ 1.164.333,89. A transparência é um princípio fundamental na administração pública brasileira”.

Entre os pedidos os pedidos solicitados ao MPF contra o prefeito Simão Peixoto pelo vice-prefeito na “briga” pela prefeitura de Borba estão:

a) O acolhimento da denúncia, com as devidas providências para o afastamento de Simão Peixoto,;

b) investigação e condenação por improbidade administrativa, e organização criminosa de Simão Peixoto e Jéssica Querolim Góes da Silva;

c) investigação das empresas Yuri Construções M. E, CNPJ nº 16.617.210/0001-63, D. U. Primo, CNPJ nº 84.489.434/0001-97, além das empresas M. B. Lopes e J. B. Rabelo Ltda e solicita a proibição de contratar com a Prefeitura de Borba.

 

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro 

Últimas Notícias

Ministério de Aeroportos devolve administração do aeroclube

O Ministério de Portos e Aeroportos devolveu a administração do Aeroclube do Amazonas. A decisão está publicada no Diário...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!