O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), divulgou na manhã desta terça-feira, 11, em suas redes sociais, que conversou por telefone com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que deve entregar ainda hoje o relatório que aponta que a repavimentação da BR-319 (Manaus/Porto Velho) é tecnicamente viável e ambientalmente sustentável.
Wilson Lima parabenizou o grupo de trabalho pelo relatório e coloca o Estado à disposição para agilizar esse processo no que for necessário. Na avaliação do governador, a BR-319 é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da Amazônia e do Brasil.
Reunião com Alckmin
Recentemente Wilson Lima esteve reunido com o presidente em exercício, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) que voltou a defender o empreendimento que pretende explorar potássio em uma região preservada da Amazônia e indicou apoio à pavimentação da BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho.
As posições de Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, foram expressas em Manaus, quando esteve aqui em março, após participar de reunião do conselho de administração da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).
De acordo com Alckmin, os dois empreendimentos –um privado, para exploração de potássio, e outro público, de pavimentação de uma rodovia– são sensíveis para a região amazônica e contam com objeções dentro do próprio governo Lula (PT).
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Reprodução