A Pontual Pesquisa publicou hoje, 13, a pesquisa eleitoral e indica que David Almeida (Avante) aparece em primeiro lugar no ranking dos mais rejeitados na lista dos concorrentes ao cargo de prefeito de Manaus.
David Almeida, em comparação ao candidato do União Brasil, Roberto Cidade, é três vezes mais rejeitado, ficando com 22% de desaprovação. Cidade fica em sexto lugar, com apenas 6,8%. Vale ressaltar que a pesquisa aponta o enfrentamento de David Almeida e Roberto Cidade no segundo turno das eleições.
Na virada para o segundo turno, a rejeição é um fator fundamental para os apoiadores, que preferem baixo desprezo, e para os eleitores que ainda vão escolher em quem votar. Outro fator que vira empecilho é a migração de votos, que pode ocorrer por conta do chamado deslocamento de rejeição, que, segundo os especialistas, no primeiro turno a presença de candidatos é maior, havendo uma distribuição de rejeições entre eles.
Em um cenário de segundo turno, o mais rejeitado tem a tendência a permanecer assim e, possivelmente, aumentar ainda mais esse número. O fator rejeição deve ser levado em conta nesses dias que se aproximam das eleições. A tentativa será para converter rejeições em votos, pois o mais rejeitado corre o risco de perder as eleições.
Ludmila Dias, para o portal O Poder
Foto: Divulgação