novembro 21, 2024 14:39

Leda Mara é empossada procuradora-geral do MPAM para o biênio 2024-2026

A promotora de Justiça Leda Mara Albuquerque foi empossada como procuradora-geral do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) nesta terça-feira, 15, durante sessão extraordinária realizada no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, no edifício-sede do MPAM. Ela irá chefiar o órgão pelos próximos dois anos (Biênio 2024-2026).

Participaram da cerimônia o governador Wilson Lima; a 1ª vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Yomara Lins; a presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins; além de outras autoridades do Amazonas e dos estados vizinhos. 

Antes de passar o cargo para Leda Mara,o procurador geral de Justiça Alberto Rodrigues Nascimento Junior agradeceu aos seus familiares, aos membros do MPAM e aos servidores pelos quatro anos que esteve à frente do órgão, durante os biênios 2020-2022 e 2022-2024. Ele falou um pouco dos desafios e dos trabalhos desenvolvidos pelo Ministério na sua gestão. 

“Não tenho a menor dúvida da sua competência e de quanto a senhora está preparada para comandar essa instituição pelos próximos dois anos. A sua posse tem um outro significado. Numa sociedade machista, a senhora representa a conquista feminina e a ocupação de espaço de poderes pelas mulheres”, disse o governador Wilson Lima, que finalizou desejando sucesso e sabedoria à Leda Mara. 

A nova procuradora-geral do Ministério Público do Amazonas iniciou seu discurso agradecendo a presença dos convidados, ao apoio de sua família e as amizades formadas no órgão ao longo dos anos trabalhando no local. Ela também reservou uma parte do discurso a exemplificar a conquista do ministro Mauro Campbell, que hoje é corregedor nacional de Justiça. Leda Mara falou dos desafios do MPAM no cenário atual e das particularidades do estado. 

“Ser promotor de Justiça no estado do Amazonas, assim como ser magistrado, é profissão para homens e mulheres com muita coragem, profissionais verdadeiramente devotados, sem dúvida. É compromisso da gestão que se inicia conferir dignidade laboral aos membros e servidores, empreendendo continuidade ao projeto sedes próprias com a consequente construção de espaços que comportem gabinetes dignos na capital e interior”, disse. 

Leda Mara assegurou que assume a gestão com uma vontade muito grande de acertar.  

Biografia 

Com 28 anos no MPAM e vasta experiência administrativa, Leda Mara Albuquerque irá chefiar o MPAM nos próximos dois anos (Biênio 2024-2026). Ela foi escolhida pelo governador Wilson Lima, após obter a maioria dos votos em eleição interna no MPAM e figurar na lista tríplice com 101 votos no total.  

Essa é a segunda vez que Leda Mara Albuquerque assumirá o posto mais alto do MP do Amazonas, tendo comandado o parquet anteriormente entre 2018 e 2020.  Ela sucederá o atual PGJ Alberto Rodrigues . 

Graduada em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutoranda em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), a nova procuradora-geral ingressou no MPAM em fevereiro de 1996.  

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Foto: Reprodução/ Youtube 

Últimas Notícias

PA: Helder tem reunião com Lula e o presidente da China

O jantar oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao presidente chinês Xi Jinping, no Palácio do...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!