A atual presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Lins, foi reeleita para o biênio 2026-2027 na tarde desta quinta-feira, 07. Com isso, a conselheira alcança dois feitos inéditos: ser a primeira presidente reeleita e ser a primeira mulher reeleita na Corte de Contas. O atual mandato termina em dezembro de 2025.
Os conselheiros Luis Fabian e Ari Moutinho Jr, que está de licença médica, estavam ausentes. Foram 5 votos para Yara Lins e 1 em branco, do conselheiro Érico Desterro. O conselheiro Josué Neto foi eleito para a vice-presidência no biênio 2026-2027.
A reeleição foi possível porque no dia 5 de novembro, o pleno do TCE mudou o Regimento Interno para que o presidente pudesse ser reeleito a qualquer momento. O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 7 de 2024 foi mandado para apreciação dos deputados na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e aprovado pelos parlamentares nessa quarta-feira, 6.
O Projeto também permite que o vice-presidente, o corregedor geral, o ouvidor e o coordenador geral retornem aos cargos.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Neto Ribeiro/Portal O Poder