novembro 6, 2025 09:17

OAB celebra 31 anos do Estatuto que fortaleceu a defesa de direitos e a democracia

Nesta sexta-feira, 4, o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/1994) completa 31 anos de vigência, consolidando-se como referência na proteção de prerrogativas da advocacia e na promoção de acesso à Justiça. 

Durante essas mais de três décadas, o texto normativo tem sido fundamental para assegurar a autonomia profissional das advogadas e dos advogados, além de contribuir para a consolidação do Estado Democrático de Direito.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destacou que o Estatuto não se limita a defender a advocacia, mas garante que cada cidadã e cidadão tenha o seu lado profissional livre, independente e “capaz de lutar pela preservação de direitos fundamentais”, reforçando que o aniversário da lei representa a reafirmação de valores indispensáveis à sociedade brasileira.

Entre os principais avanços trazidos pela Lei 8.906 estão a inviolabilidade do exercício profissional, a liberdade de atuação e o sigilo na relação entre advogado e cliente, instrumentos que, segundo Simonetti, “são pilares para o funcionamento de uma Justiça equilibrada e confiável”.

 

Com informações da OAB

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Serviços de saúde da Prefeitura de Novo Aripuanã serão fiscalizados pelo MPAM

Os serviços prestados pela Prefeitura de Novo Aripuanã, na área da Saúde, serão fiscalizados pelo Ministério Público do Amazonas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!