janeiro 13, 2026 13:54

Em Barcelos, candidatos à Prefeitura têm contas desaprovadas pelo TRE-AM

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) julgou pela desaprovação das contas do candidato à Prefeitura de Barcelos, Sérgio Augusto Caldas dos Santos, e de sua vice, Suane da Silva Fragoso, referente às eleições municipais de 2024.

Conforme a decisão, a prestação de contas parcial foi apresentada no dia 13 de setembro de 2024 e a prestação final no dia 5 de novembro de 2024, ambas no prazo previsto. O edital de intimação foi publicado, mas não houve manifestações por parte dos candidatos.

A unidade técnica detectou falhas graves e solicitou intimação dos candidatos a se manifestarem dentro do prazo legal. Sem resposta, o setor técnico elaborou parecer no qual apontava irregularidades graves e inconsistências nas prestações dos serviços contratados.

O setor técnico opinou pela desaprovação das contas. O Ministério Público, intimado a se manifestar nos autos, manteve-se inerte.

Na decisão, foi destacado que a apresentação de extratos das contas bancárias destinadas à movimentação de recursos do Fundo Partidário, recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e outros recursos arrecadados deve ser obrigatoriamente entregue.

Para comprovação dos gastos, são aceitos recibos, notas fiscais e contratos de militantes de rua. Por falta dessa documentação e a não comprovação da aplicação de R$ 104 mil, que representa 73,22% do total dos recursos arrecadados na campanha, os candidatos tiveram suas contas desaprovadas.

Além da desaprovação, a juíza da 18ª Zona Eleitoral de Barcelos, Tamiris Gualberto Figueiredo, determinou a devolução de R$ 104 mil ao Tesouro Nacional, em razão da ausência de comprovação da aplicação dos recursos.

Confira a decisão do TRE-AM;

TRE- Barcelos 09.07

 

Ludmila Dias, para o Portal O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Com duplas Fachin-Moraes e Nunes-Mendonça, STF e TSE terão perfis distintos no ano eleitoral

As duas principais Cortes que podem analisar questões relacionadas às eleições terão formações com perfis distintos em seus comandos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!