agosto 2, 2025 09:14

Ao New York Times, Lula diz que ‘não negociará como um país pequeno’ sobre taxações

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, concedeu entrevista ao jornal norte-americano The New York Times para falar sobre as taxações de 50% impostas pelo governo Trump.

O chamado ‘Tarifaço’ entra em vigor nesta sexta-feira, 1º, na tentativa de encerrar o processo criminal do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, por tentativa de golpe. Trump chamou o caso de “caça às bruxas” e quer que seja arquivado.

Lula afirmou que “em nenhum momento o Brasil negociará como se fosse um país pequeno contra um país grande”, destacou o poder econômico, militar e tecnológico dos EUA, mas disse “isso não nos deixa com medo. Isso nos deixa preocupados.”

O jornal destaca que Lula tem rebatido Trump por meio de discursos em todo o Brasil e que passou a utilizar um boné que diz “O Brasil pertence aos brasileiros”, destacando a soberania do país.

Lula também ressalta que Trump é o primeiro presidente americano, desde Bill Clinton, com quem ele não teve um bom relacionamento e que estava pronto para abrir diálogo, mas disse sentir que Trump não estava aberto.

Vale ressaltar que, além das taxações financeiras, Trump tem aplicado sanções contra o ministro Alexandre de Moraes e seus familiares, alegando que o ministro realiza uma campanha agressiva de censura.

O presidente do Brasil criticou as atitudes e falas do presidente americano, afirmando ser “vergonhoso” que as ameaças tenham sido emitidas por meio da mídia social, Truth Social, criada por Trump.

 

Com informações de Folha de São Paulo

Últimas Notícias

Férias de Chalub adiam, temporariamente, sucessão cobiçada

Quando o meio jurídico e político esperava a aposentadoria antecipada do desembargador Domingos Jorge Chalub, do Tribunal de Justiça...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!