A Executiva Nacional do PT (Partido dos Trabalhadores) recebeu o recurso apresentado pelos apoiadores do deputado federal José Ricardo que divergem contra a decisão que escolheu o nome do deputado estadual Sinésio Campos para disputar a Prefeitura de Manaus nas eleições deste ano. Os apoiadores de Ricardo apontam irregularidades e atropelos durante as prévias do Diretório Regional do PT no Amazonas, ocorrido no último dia 27 de maio.
De acordo com o secretário-geral do PT, deputado federal Paulo Teixeira, o recurso apresentado pelos apoiadores de José Ricardo será instruído e votado em uma próxima reunião do Diretório Nacional. “A previsão é que seja votado na semana que vem”, ressaltou o petista.
Paulo Teixeira já havia adiantado ao portal O Poder sobre o recurso que seria apresentado pelos apoiadores de José Ricardo, que deixaria ‘sub judice’ o processo que escolheu Sinésio Campos para disputa eleitoral desde ano.
No documento ingressado na Executiva Nacional do PT, os apoiadores de José Ricardo afirmaram que houve um atropelo no processo de escolha e também ressaltaram discordância nas prévias do regimento do partido.
O deputado José Ricardo disse que a Direção Nacional do PT já tinha definido, meses atrás, que as candidaturas nas capitais e em cidades com mais de 100 mil eleitores, obrigatoriamente, deveriam ser decididas pela Direção Nacional do Partido, sendo avaliadas e confirmadas, de acordo com as estratégias da legenda, considerando o potencial eleitoral, inserção na sociedade e a trajetória de lutas em prol da população.
“Portanto, o PT nacional deverá manifestar seu posicionamento sobre Manaus. Certamente há interesses de fora do partido que não querem a minha candidatura”, ressaltou o parlamentar.
O Poder procurou o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Manaus, Sinésio Campos, para comentar esse desdobramento, mas ele não respondeu aos questionamentos.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Montagem