janeiro 15, 2025 01:21

Sem processo seletivo, prefeito e vice de Pauini colocam sobrinhas em cargos públicos

Sem a realização de um processo seletivo, Renato Afonso (PSD), prefeito de Pauini, a 1.054 quilômetros de Manaus, e seu vice Paulo Souza dos Santos, conhecido como Paulo da Gasolina (PL), teriam lotado suas sobrinhas em cargos temporários nas secretarias municipais de Saúde e Educação.

Conforme denúncia recebida pelo O Poder na tarde desta sexta-feira, 4, a Prefeitura de Pauini teria contratado a sobrinha do prefeito, Maria Augusta Nobre Afonso, e a sobrinha do vice, Naziana Souza dos Santos, para cargos na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e na Secretaria Municipal de Educação (Semed). A contratação teria sido feita sem sequer um processo seletivo, o que contraria a legislação.

Conforme documentação, os nomes das novas contratadas constam nas folhas de pagamento das respectivas secretarias nos meses de março e abril deste ano. Ainda de acordo com a denúncia, a sobrinha do vice-prefeito estaria sendo paga com recursos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Após receber a denúncia, a reportagem do O Poder buscou informações nas folhas de pagamento da Prefeitura de Pauini, que são disponibilizadas pelo município no Portal da Transparência. Conforme as publicações, ambas foram contratadas para receber pouco mais de R$ 1 mil.

O denunciante que entrou em contato com O Poder e pediu para não ser identificado ainda contou que todos em Pauini conhecem os familiares do prefeito e do vice, e que o parentesco é notório.

Em pesquisa, O Poder encontrou uma postagem do ano de 2015 que comprova o parentesco entre Maria Augusta e o prefeito Renato Afonso. Na postagem a jovem chama o prefeito de tio e o parabeniza. Confira:

Confira os documentos da folha de pagamento:

 

Sem resposta

A reportagem do Portal O Poder encaminhou uma mensagem para a assessoria de comunicação da Prefeitura de Pauini e questionou sobre a contratação direta das sobrinhas do prefeito e do vice-prefeito, mas não recebeu nenhuma resposta até a publicação desta matéria.

 

 

Yasmim Araújo, para O Poder

Fotos: Reprodução

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

RR: Sesau deixa vencer quase meio milhão de vacinas e prejuízo é avaliado em mais de R$ 22 milhões

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou uma auditoria na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e encontrou uma...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!