Para CNN Brasil, a defesa da deputada federal Flordelis afirmou que vai entrar com um recurso contra a cassação do mandato da parlamentar. Nesta semana, os integrantes do Conselho de Ética decidiram, por 16 votos a um, aprovar a cassação.
Os advogados da parlamentar terão até cinco dias úteis para entrar com o recurso após a publicação do pedido de cassação no Diário Oficial da Câmara dos Deputados. A previsão é de que a decisão do Conselho de Ética seja publicada no D.O até esta sexta-feira, 10.
Caso o recurso seja negado, o processo segue para o plenário da Câmara, onde a maioria absoluta dos deputados – 257 dos 513 parlamentares – decide sobre a perda ou manutenção do mandato. Ainda não há data para a votação em plenário.
O processo vai à plenário após os deputados da Câmara aprovarem o relatório do deputado Alexandre Leite (DEM-SP), apresentado na última semana, que pediu a cassação da deputada.
Processo criminal
Vale lembrar que a deputada é acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.
A parlamentar responde por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima), tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada.
Até o momento, Flordelis não foi presa por causa da imunidade parlamentar. A deputada, porém, é monitorada por uma tornozeleira eletrônica.
Conteúdo: CNN
Foto: Pedro Conforte/ Plantão Enfoco