O governador Wilson Lima (PSC) anunciou nesta sexta-feira, 16, o recebimento de uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). O carregamento, referente à 47ª Pauta de Distribuição, conta com 63.250 doses do imunizante AstraZeneca, fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Desse total, 52.500 doses serão destinadas para a continuidade da vacinação na capital, Manaus.
“Não temos dúvida da eficácia da vacina. O número de internações diminuiu nos hospitais por causa da vacinação. Não existe outra arma mais poderosa contra a Covid-19, é vacina. Todas elas passaram por um processo rigoroso de testes, passaram pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por todos os órgãos de controle, e todas elas funcionam contra a Covid-19”, afirmou.
As novas 63.250 doses que chegaram ao Amazonas foram transportadas em um avião comercial da empresa Latam e desembarcadas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes por volta das 1h30. Após o desembarque, as doses foram escoltadas pela Polícia Federal até as câmaras frias instaladas na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.
Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 2.290.650 doses foram aplicadas em todo o Amazonas até esta quinta-feira, 15, sendo 1.688.627 de primeira dose, 576.094 de segunda dose e 25.929 com dose única.
Vacina Amazonas
Neste sábado, 17, o programa Vacina Amazonas vai realizar mutirões de vacinação nos municípios de Careiro, Manaquiri e Careiro da Várzea. A meta é vacinar 2.500 pessoas.
Deste total, 2 mil imunizantes são destinados à aplicação da primeira dose em pessoas a partir de 18 anos, sendo mil para Manaquiri e mil para Careiro Castanho. Outras 500 vacinas são para a aplicação da segunda dose no município de Careiro da Várzea.
Os mutirões ocorrerão simultaneamente, das 8h às 17h, nos três municípios. Com mais essas ações, chegará a 14 o número de edições da campanha Vacina Amazonas, realizadas em parceria com as prefeituras municipais. Para se vacinar, é necessário apresentar documento original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).
Confira os pontos de vacinação deste sábado, 17:
Manaquiri
- Ginásio José Lins (pedestres)
- Lateral do Ginásio José Lins (drive-thru)
- Igreja Assembleia de Deus Ieadam, no Areal (pedestre)
- Igreja Assembleia de Deus Tradicional, no Castanhal (pedestre)
- Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Novo (pedestre)
- Associação de mototáxi, no bairro Alan Freire (pedestre)
- Porto DNIT (drive-thru fluvial)
Careiro Castanho
- Posto no pátio do Caec – BR-319 (drive-thru)
- Ginásio Osmar de Oliveira (pedestre)
- Quadra da Escola Estadual Pedro dos Santos – Purupuru (zona rural – pedestre)
Careiro da Várzea
- Porto Gutierres
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação