fevereiro 4, 2026 16:17

Serafim defende prorrogação do Fundeb e pede empenho da bancada federal do AM nesta votação

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) nesta quarta-feira, 15, para defender a votação da prorrogação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), que está em curso na Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, desde 2008 que a iniciativa tem assegurado investimentos na educação e a valorização de professores.

“O Fundeb foi uma verdadeira obra de engenharia feita lá no ano de 2006 e começou a valer, efetivamente, no ano de 2008. Uma iniciativa do então ministro da Educação, Fernando Haddad, em comum acordo com todos os governadores e prefeitos. Quando prefeito de Manaus, fui vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e participei ativamente”, relembrou.

O deputado ainda alertou que de acordo com a lei nº 11.494, o Fundeb tem prazo até o dia 31 de dezembro de 2020. A votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/2015, que irá definir o futuro da lei, está prevista para a semana que vem.

“O Fundeb garantiu recursos importantíssimos para a educação brasileira, principalmente nos Estados mais pobres como o nosso, e só vale até 31 de dezembro de 2020.  Há todo  um movimento na Câmara dos Deputados para que essa lei seja prorrogada”, disse.

Serafim afirmou a falta de interesse do governo federal, por meio do Ministério da Educação, em aprovar a prorrogação do Fundo e constitucionalizar a matéria.

“Há de parte do governo, até pela ausência do Ministério da Educação, uma certa inércia, mas há pessoas comprometidas com a Educação em todos os partidos, pessoas originárias da Educação e sabem a importância. Estamos querendo algo mais: a constitucionalização do Fundeb. Vai ser uma batalha em plenário, porque mais incrível que parece há aqueles que não querem a prorrogação do Fundeb”, pontuou.

Serafim destacou a importância do trabalho da bancada do Amazonas para a aprovação da matéria. “Faço meu apelo aos oito deputados amazonenses, todos comprometidos com a luta Fundeb e que, com certeza, darão o seu voto para que haja prorrogação desse importante mecanismo, que foi construído a muitas mãos, independentemente de cores partidárias”, concluiu.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Oposição sinaliza que derrubada do veto do PL da Dosimetria pode ser usada como moeda de troca na CPMI do Banco Master

No Congresso Nacional está em curso uma operação para abafar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!