O Facebook anunciou, nesta sexta-feira, 31, que vai recorrer da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) que determina o bloqueio mundial dos 16 perfis de bolsonaristas.
Todos os envolvidos são investigados no inquérito das fake news por suspeita de propagação de mensagens falsas.
“Respeitamos as leis dos países em que atuamos. Estamos recorrendo ao STF contra a decisão de bloqueio global de contas, considerando que a lei brasileira reconhece limites à sua jurisdição e a legitimidade de outras jurisdições”, publicou o Facebook, em nota.
Mesmo respeitando a decisão, o Twitter anunciou na última quinta-feira, 30, que contestará da medida.
“Embora não caiba ao Twitter defender a legalidade do conteúdo postado ou a conduta das pessoas impactadas pela referida ordem, a empresa considera a determinação desproporcional sob a ótica do regime de liberdade de expressão vigente no Brasil e, por isso, irá recorrer da decisão de bloqueio”, declarou a rede social, em nota.
Bloqueio global
O ministro do STF impôs multa diária de R$ 20.000 em caso de descumprimento. Com um prazo de 24 horas para que as contas sejam suspensas internacionalmente.
Os perfis já tinham sido suspensos em território nacional, no entanto, a medida foi ampliada para outros países, em decorrência dos alvos conseguirem usar as contas ao alterar a localização.
Conteúdo: Poder360
Foto: BigStock