janeiro 13, 2026 15:08

Supremo manda ação penal de Lula voltar para fase de alegações

Na última terça-feira, 4, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 2 votos a 1, que um dos processos a que o ex-presidente Lula responde na Operação Lava Jato deve voltar à fase de alegações finais, sendo essa a última etapa da sentença.

O processo já está pronto para ser sentenciado pelo juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Federal em Curitiba.

O processo trata da ação na qual o ex-presidente é réu no caso de supostas irregularidades na aquisição do terreno para construção do Instituto Lula e de um apartamento em São Bernardo do Campo.

Os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski entenderam que os advogados devem ter acesso aos documentos do acordo de leniência global da Odebrecht. O relator, ministro Edson Fachin, rejeitou o recurso.

Vale ressaltar que na Lava Jato, o ex-presidente foi condenado a mais de oito anos de prisão no caso do tríplex em Guarujá e a 12 anos no caso do sítio em Atibaia. Durante o julgamento, o advogado Cristiano Zanin informou que é direito da defesa ter o acesso a todos os documentos que foram usados pela Lava Jato para acusar o ex-presidente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil 

Últimas Notícias

Com duplas Fachin-Moraes e Nunes-Mendonça, STF e TSE terão perfis distintos no ano eleitoral

As duas principais Cortes que podem analisar questões relacionadas às eleições terão formações com perfis distintos em seus comandos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!