novembro 24, 2024 17:41

O tradicional ‘corpo a corpo’ das campanhas eleitorais darão lugar ao clique das redes sociais

A partir do próximo domingo, 27 de setembro, quando inicia oficialmente a campanha eleitoral, os candidatos a prefeito, vice e a vereador terão um desafio a mais para garantir votos dos eleitores: com a pandemia do novo coronavírus, o famoso “corpo a corpo” nas ruas, nos becos, nas caminhadas nas periferias, que fazem total diferença, não devem ocorrer como acontece ‘normalmente’ devido às restrições impostas pela Covid-19 e a imposição do distanciamento social. Os 11 candidatos que sonham em ser o chefe do Executivo municipal devem investir cada vez mais nas redes sociais.

Além dos protocolos defendidos pelas organizações de saúde como uso de máscara, álcool gel e distanciamento, os candidatos devem ficar alerta ao Plano de Segurança Sanitária divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Não se trata, porém, de uma regra nacional, uma vez que devem ser respeitadas as regras locais estabelecidas por cada Estado e/ou município”, diz trecho da nota encaminhada ao Portal O Poder pelo TSE.

O candidato à Prefeitura de Manaus pelo Avante, David Almeida, garantiu que as ações serão ainda mais intensificadas nas redes sociais, mas que não substituem o “olho no olho”. “Nós, eu e o Marcos Rotta, vamos estar nas ruas divulgando nossas ideias, nossas propostas falando com a população. Vamos percorrer as ruas de carro, carro aberto, carro de som para divulgar nossas propostas, mas, claro, respeitando todos os protocolos com uso de máscara, álcool e tudo mais”, afiançou.

No primeiro dia de campanha, o candidato vai ser reunir com todos os candidatos a vereador do partido para reforçar estratégias. “O local ainda vai ser definido”.

Redes sociais, o ‘pulo do gato’

Para o deputado federal e candidato a prefeito pelo Republicanos, capitão Alberto Neto, que tem uma página oficial no Facebook com mais de 800 seguidores, as mídias sociais terão um grande papel nesse ano.

“Sem sombra de dúvidas, focaremos também nas redes sociais, um trabalho que já fazemos há alguns anos, pois é uma ferramenta poderosa de comunicação para que mais pessoas possam conferir toda a nossa trajetória e trabalho em prol a cidade de Manaus.
Isso é ter transparência. A população precisa saber quem são seus pré-candidatos à Prefeitura de Manaus”, disse Neto.

O candidato garantiu que todas as medidas de segurança serão usadas nas reuniões presenciais. “Esse é um ano atípico para todo o mundo e a campanha será diferenciada. Por isso, seguiremos todos os protocolos de segurança estabelecidos como: uso de máscaras, utilização de álcool gel, em reuniões aferição de temperatura”.

Na campanha do candidato Romero Reis do Novo as mídias sociais também serão grande aposta, mas além disso, Reis garante que também seguirá reunindo e fazendo caminhadas com grupos menores.

“As mídias sociais serão empregadas no sentido de divulgar as propostas e, ao mesmo tempo, levar a interação com o eleitor. As soluções efetivas para Manaus passam por uma relação direta de seu prefeito com a população. Continuaremos reunindo, conversando, fazendo caminhadas, mas em grupos menores e seguindo as recomendações para garantir a saúde de todos, informou Romero Reis.

Por meio da assessoria de imprensa, o candidato a prefeito pelo Patriota, Alfredo Menezes, informou que vai intensificar sua presença nas redes sociais, mas também fará caminhadas dentro da legislação prevista pelo TSE.

Quem também vai investir nas redes sociais ainda mais é o prefeiturável Alfredo Nascimento (PL). Segundo assessoria de imprensa, todas as ações que serão desenvolvidas serão realizadas de acordo com as medidas de prevenção à Covid como uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social.

‘Meios possíveis’

Marcelo Amil, candidato pelo PCdoB, informou, via assessoria de imprensa, que utilizará todos os meios possíveis nesta eleição. “O período de pandemia exige necessariamente cuidados diferenciados. Iremos, sim, às ruas, mas com o devido cuidado e o respeito às normas de distanciamento exigidas pelo Ministério da Saúde e OMS. A convenção do PCdoB foi exemplar, de acordo com o TRE, e assim continuaremos procedendo. As redes sociais e a internet são ferramentas que já utilizamos e iremos aprofundar durante a eleição”, disse.

O deputado federal e candidato a prefeito pelo PT, José Ricardo, garantiu que também irá às ruas, mas atento às medidas de prevenção. Ele também vai utilizar bastante as redes sociais e esta semana estará fechando todas as estratégias de campanha com a equipe responsável.

O Portal O Poder tentou contato com os candidatos Ricardo Nicolau (PSD), Chico Preto (DC), Amazonino Mendes (Podemos) e Gilberto Vasconcelos (PSTU), sem sucesso.

Recomendações sanitárias

Na recomendação do Plano de Segurança Sanitária divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que tem boa parte das orientações para o dia das eleições com relação aos eleitores e pessoas que trabalharão no dia do pleito, o órgão orienta que durante a campanha, os candidatos evitem promover eventos com grande número de pessoas, orientem sobre o uso correto de máscaras por todos os participantes durante os eventos de campanha e utilizem espaços amplos e abertos para contato com outras pessoas e evitar aglomerações.

No dia da votação, O TSE recomenda que “se possível, o candidato deve comparecer sozinho ao local de votação. Evitar levar acompanhantes” e evitar o contato físico com eleitores e mesários.

Para entrevistas, os candidatos devem utilizar espaços amplos e abertos para contato com a imprensa e produção de entrevistas e outras gravações.

 

 

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!