setembro 8, 2025 14:45

MP arquiva processo que investigava reajustes de prefeito, vice e vereadores no interior do AM

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) arquivou o processo de investigação que apurava a suspeita de irregularidade no reajuste de salários do prefeito, vice e vereadores de Humaitá (a 676 quilômetros de Manaus).

De acordo com o documento, a concessão indevida de aumento remuneratório foi um ato da Câmara Municipal de Humaitá para o prefeito, vice-prefeito e vereadores, no ano de 2020 por meio de Projeto de Lei.

Segundo a denúncia, o aumento de salário ocorreu no momento em que o município atravessava uma crise financeira com débitos com credores como a Amazonas energia, a previdência, Secretaria do Tesouro Nacional, entre outros credores.

“O município atravessa uma crise fiscal muito grande e querem aumentar o próprio salário em 50%. Um tapa na cara do povo, principalmente os mais pobres”, disse o denunciante.

De acordo com o MPAM, com a finalidade de apurar a concessão de aumento indevido de remuneração para o Prefeito, vice e vereadores de Humaitá, no ano de 2020, em contrariedade às disposições excepcionais vigentes e editadas por causa da dificuldade orçamentária mundial vivenciada por causa dos efeitos da pandemia do Covid-19, as Promotorias de Justiça de Humaitá propuseram duas ações civis públicas.

No entanto, segundo o próprio MP, as ações civis públicas foram distribuídas às Varas da Comarca de Humaitá e encontram-se pendente de julgamento.

“Com isso, dada a anterior propositura de ação para resolver a violação a direito tutelado pelo Ministério Público e a inexistência de qualquer fato ou circunstância nova, determino o arquivamento dos autos”, resolveu o MP sem apreciar o mérito da denúncia.

 

 

Da redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!