O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, esteve neste sábado, 3, no município de Humaitá (AM), onde junto com o governador do Estado, Wilson Lima (PSC), e as autoridades locais, assinou a ordem de serviço para a manutenção de três segmentos da BR-319 (Manaus-Porto Velho).
Um total de 254 quilômetros de rodovia devem receber tratamento. As obras incluem o lote conhecido como C (Charlie), que vai do Km 198 ao Km 250 e já tem licitação em andamento no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
As obras serão divididas em três lotes. Sendo o primeiro do km 178 até o km 260, marcados respectivamente pelo Rio Tupanã e pela travessia do Rio Igapós Açu.
Já o segundo lote segue o km 261 até o km 346 quando a rodovia se encontra com a AM-364. E o terceiro segue até o km 433, marcado pelo Igarapé Caetano.
No plano de obras está incluso a recuperação do revestimento primário da pista, com cimento, areia e brita; recomposição mecanizada de aterro para elevação do corpo estradal (nos segmentos críticos); e colocação de pedra rachão nos segmentos críticos para evitar pontos de atoleiros durante o período chuvoso.
O trabalho também vai contar com a limpeza e desobstrução de dispositivos de drenagem e execução e recuperação de valetas laterais para drenagem e serviço de manutenção e recuperação das pontes de madeira de todos os percursos.
Sharon Marques, para O Poder
Com informações da Secom
Foto: Secom