O candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), abriu vantagem de 13 pontos e lidera a disputa pela Presidência da República com 48%. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece com 35%.
Os dados são de duas pesquisas realizadas presencialmente pelo instituto Ipec, contratado por afiliadas da TV Globo. A margem de erro da pesquisa, que foi divulgada na quinta-feira, 25, é de três pontos para mais ou para menos.
No Amazonas, Lula lidera com 48% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando os entrevistados recebem uma lista prévia de candidatos. Bolsonaro tem 35%.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) registrou 6% entre o eleitorado amazonense. A senadora Simone Tebet (MDB) e a sindicalista Vera Lúcia (PSTU) ficaram com 1% cada. Pela margem de erro, os três estão tecnicamente empatados.
Optaram por branco ou nulo 5% dos entrevistados e 4% disseram que não sabem ou não responderam.
- Lula (PT): 48%
- Jair Bolsonaro (PL): 35%
- Ciro Gomes (PDT): 6%
- Simone Tebet (MDB): 1%
- Vera Lúcia (PSTU): 1%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Roberto Jefferson (PTB): 0%
- Branco/nulo: 5%
- Não sabe/não respondeu: 4%
Pesquisa espontânea no AM
Já em relação à pesquisa espontânea, também realizada no Amazonas, quando os eleitores não recebem uma lista prévia com o nome dos candidatos, Lula aparece com 44% das intenções de voto, e Bolsonaro tem 33%.
- Lula (PT): 44%
- Jair Bolsonaro (PL): 33%
- Ciro Gomes (PDT): 4%
- Simone Tebet (MDB): 0%
- Pablo Marçal (Pros): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Outros: 1%
- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 11%
O Ipec ouviu, no Amazonas, 800 pessoas em entrevistas (presenciais) entre os dias 21 e 23 de agosto. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, segundo o instituto. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-09878/2022, e o custo foi de R$ 98.740,77.
Da Redação O Poder, com informações UOL
Foto: Acervo O Poder