A reforma tributária e os impactos dela no modelo econômico da Zona Franca de Manaus (ZFM) serão temas da reunião entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o relator da comissão mista da refirma tributária no Congresso Nacional, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), que acontece em Manaus nesta quinta-feira, 12. A bancada federal do Amazonas também estará presente.
Wilson Lima disse os deputados e senadores participarão de uma reunião de trabalho e depois participam de visitar numa empresa do polo de duas rodas, para debater o modelo econômico.
“Teremos uma reunião de trabalho para tratar dessas questões da Zona Franca de Manaus, que são fundamentais para a sobrevivência econômica do nosso Estado. Nós não temos nenhum modelo, a curto ou médio prazo, que possa substitui-la. Vamos apresentar o que o Estado tem feito nessa defesa, como a criação ano passado do Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos (Cate), além da montagem de uma estrutura, em Brasília, para dar suporte aos parlamentares e profissionais que tenham interesse e possam nos ajudar nessa defesa”, enfatizou.
Para garantir todas as informações necessárias sobre a ZFM, uma equipe composta por técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) e especialistas na questão do Polo Industrial de Manaus (PIM) ficarão à disposição para auxiliar a defesa do modelo.
“Vamos pedir o apoio do presidente do Senado, que é um morador da Amazônia, que é um amazônida, morador do Amapá. Lá, inclusive, já é uma área de livre comércio e ele entende muito bem a importância desses incentivos que são dados pelo Governo Federal, então é alguém que em muitos momentos já fez a sua manifestação pública em relação à Zona Franca de Manaus e a gente quer mais uma vez ter esse apoio dele”, disse o governador.
Augusto Costa, para o Poder
Com informações da Secom