novembro 10, 2025 19:40
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Prefeito de Apuí é alvo de representação no TCE-AM por contrato com escritório de advocacia

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O Tribunal de Contas do Amazonas admitiu uma representação contra o prefeito de Apuí (a 1.096 quilômetros de Manaus), Marquinhos Macil (MDB), para apurar possíveis irregularidades na contratação de um escritório de advocacia pela Prefeitura. O Processo nº 12.987/2025 foi assinado pelo gabinete da presidência no dia 13 de junho e publicado na edição de segunda-feira, 16, do Diário Oficial da Corte de Contas. 

No dia 20 de maio, o Portal O Poder informou que o prefeito efetuou contratação de um escritório advocatício sediado em Recife (PE). A Monteiro e Monteiro Advogados Associados, de CNPJ 35.542.612/0001-90, foi contratada para dois serviços, sendo o primeiro no valor total de R$3.970.127,85 e o segundo com custo de R$ 2.975.365,42.Totalizando 6,9 Milhões. 

Por meio de direito de resposta, a empresa informou que as contratações foram realizadas de forma legal, ética e transparente, por meio de inexigibilidade de licitação e que os honorários seguem rigorosamente os padrões estabelecidos pela OAB. Além disso, foi comunicado que a contratação foi feita para a recuperação judicial de valores devidos a Apuí provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no montante de R$ 25 milhões. 

Veja publicação do TCE-AM:

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Foto: Divulgação

 

TCE-AM admite representação contra Prefeitura de Beruri por compra emergencial de medicamentos via Parintins

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A Prefeitura de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus) realizou contratação direta para aquisição emergencial de medicamentos através da prefeitura de Parintins. O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) admitiu o pedido de representação para averiguar possíveis irregularidades.

O pedido de representação é oriundo de uma manifestação, interposta pela Secretaria de Controle Externo (Secex). O documento recebeu admissão no dia 13 de junho, sendo publicado na última segunda-feira, 16.

O despacho da admissão foi encaminhado pelo gabinete da presidência do TCE-AM e assinado pela secretária do Tribunal Pleno, Bianca Figliuolo.

Ludmila Dias, para o Portal O Poder

Foto: Divulgação

Em Tonantins, crise energética em aldeia faz MPF iniciar investigação

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O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um Inquérito Civil para apurar o fornecimento de energia elétrica no Polo Base de Saúde Indígena da Aldeia São Sebastião, localizada em Tonantins. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 17/2 PRM/TAB publicada no Diário Oficial do MPF desta terça-feira, 17.

A investigação está baseada nas informações do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Solimões (DSEI-ARS), que relatou a necessidade de aprofundamento nas apurações sobre as constantes instabilidades no fornecimento de energia à unidade de saúde.

Uma reunião entre representantes do DSEI-ARS e da empresa Amazonas Energia sobre o assunto está agendada para o próximo dia 26. O prazo para conclusão dos trabalhos foi fixado em um ano, a portaria determina ainda a publicação do ato e o cumprimento das diligências previstas no documento PRM-TAB-AM-00007648/2025.

 

 

Da Redação

Foto: Divulgação

PA: Após saída de Rossieli da Seduc, Ricardo Sefer é nomeado secretário interino

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O governo do Pará nomeou o procurador-Geral do Estado, Ricardo Sefer, como secretário interino da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), até o anúncio oficial do novo titular da pasta. A mudança na gestão não deve impactar as metas educacionais já estabelecidas, e os programas seguem em andamento.

A exoneração de Rossieli Soares do cargo de secretário de Educação do Pará foi oficializada pelo governo nessa segunda-feira, 16. A saída foi a pedido do próprio Rossieli e já está publicada no Diário Oficial do Estado.

No último sábado, 14, o agora ex-secretário de Educação informou nas redes sociais que iria deixar o cargo e fez um agradecimento ao governador Helder Barbalho (MDB) e vice-governadora Hana Ghassan pelo período à frente da secretaria.

 

 

Com informações do Roma News

Com sede em Manaus, empresas receberão R$ 9 milhões para fornecimento de remédios em São Sebastião do Uatumã

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O prefeito de São Sebastião do Uatumã, Jander Barreto (União Brasil), vai adquirir medicamentos no valor total de R$ 9.386.404,00, conforme o Pregão Presencial nº 013/2025 cujo resultado foi homologado e assinado pelo gestor municipal. Quatro empresas com sede em Manaus foram contratadas para realizar o fornecimento ao município.

O serviço mais caro ficará sob responsabilidade da AJ MED Comércio de Produtos Hospitalares e Alimentícios LTDA-EPP, que receberá R$ 3.475.848,60 pelos medicamentos contratados. Em seguida, a RR Comércio de Produtos Farmacêuticos e Hospitalares LTDA foi adjudicada com R$ 2.856.712,40, também para fornecer uma ampla variedade de medicamentos e insumos.

A empresa J R Bastos venceu o lote de 45 itens e receberá R$ 1.496.935,00. Já a Total Med Comércio de Produtos Hospitalares LTDA completa a lista de fornecedores, com contrato no valor de R$ 1.556.908,00.

Segundo o despacho, os medicamentos serão destinados a atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Uatumã.

 

 

Da Redação

Foto: Divulgação

RR: Denarium não se preocupa com copa de escola e pode prejudicar merenda de alunos

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O governador de Roraima, Antonio Denarium, está concentrado apenas em ações que podem beneficiar a si mesmo. Enquanto isso, a população segue sendo prejudicada com falta e ineficiência de produtos e serviços no Estado.

É preciso que órgãos como o Ministério Público de Roraima (MPRR) comecem a agir para, quem sabe, o governo possa melhorar e tomar providências. O órgão ministerial, por exemplo, vai apurar a falta de estrutura na copa da escola estadual América Sarmento, localizada em Boa Vista.

O local não é adequado para fornecer merenda aos alunos. Conforme a lei, a merenda é direito de todo estudante matriculado na rede pública e também contribui com o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis.

No entanto, a norma é totalmente ignorada por Denarium.

 

 

Da Redação

Funai dá novo passo para reconhecer território de povos indígenas em Barcelos

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A demarcação da Terra Indígena Baixo Rio Negro e Raurés, em Barcelos, avançou com a publicação da Portaria nº 539/2025 da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A medida amplia a equipe técnica responsável pelos estudos fundiários ao incluir cinco representantes da Prefeitura de Barcelos como colaboradores no processo de identificação e delimitação do território reivindicado por diversas etnias indígenas.

Entre os povos que reivindicam a demarcação estão os Baré, Tukano, Baniwa, Macuxi, Tikuna, Arapás e Pira-Tapuia, entre outros. 

A nova Portaria formaliza a participação de Antônio Costa Bogéa Filho, Diretor do Departamento de Terras; Francisco Ideval Nascimento de Moura, Técnico do Departamento de Terras; Vadilson Gonçalves da Silva, Secretário Municipal de Turismo; Irismar Soares Ramos, Secretária Municipal de Meio Ambiente; e Allen Cristian Nunes Gadelha, Secretário de Assuntos Estratégicos.

A inclusão desses agentes se dá por meio de Acordo de Cooperação firmado entre a Funai e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).

 

 

Da Redação

Foto: Divulgação 

Busca e apreensão extrajudicial de alienação fiduciária sobre bens móveis são regulamentadas

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Em 4 de junho de 2025, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou o Provimento nº 196, estabelecendo normas que disciplinam a consolidação da propriedade fiduciária, bem como a busca e apreensão extrajudicial de bens móveis, no âmbito dos Ofícios de Registro de Títulos e Documentos. Essa regulamentação decorre das alterações introduzidas pelo “Marco Legal das Garantias”, instituído pela Lei nº 14.711, de 30 de outubro de 2023, que introduziu relevantes modificações legislativas, incluindo aquelas que se aplicam ao Decreto-Lei nº 911/1969.

O Marco Legal das Garantias promove a “desjudicialização” dos procedimentos de busca e apreensão para fins de execução de garantia fiduciária constituída sobre bens móveis.

A previsão legal da “desjudicialização” moderniza as tradicionais formas de execução de garantia fiduciária sobre coisas móveis, conferindo ao procedimento executório celeridade e segurança jurídica, proporcionando mais eficiência no empenho de credores em busca da preservação e recuperação de seus direitos creditórios.

O Provimento nº 196 regulamenta, no plano administrativo, a operacionalização, pelos cartórios extrajudiciais, do procedimento executório de tais modalidades de garantia, conforme previstos no Marco Legal das Garantias. Destaque-se, no entanto, que o novo instituto da busca e apreensão extrajudicial de bens móveis não se aplica aos casos em que embarcações e aeronaves constituam o objeto da garantia fiduciária, os quais se submetem a regime jurídico peculiar, ou seja, o de bens imóveis.

Segundo as novas regras estabelecidas pelo Provimento nº 196, os procedimentos extrajudiciais de consolidação da propriedade fiduciária e de busca e apreensão de bens móveis serão conduzidos pelo Ofício de Registro de Títulos e Documentos do domicílio do devedor ou da localização do bem (“cartório”). Interessante notar que, nesse novo cenário, as atribuições dos cartórios passam a ter caráter executório, transcendendo as tradicionais funções registrárias que sempre caracterizaram os serviços prestados pelos cartórios.

Quanto à formalização do contrato de alienação fiduciária, cumpre mencionar a obrigatoriedade de que contenha cláusula expressa, contemplando a possibilidade de execução extrajudicial da garantia constituída, além de ser imperiosa a descrição do bem, a indicação do valor da dívida, das condições de pagamento, dos encargos, da forma de constituição em mora do devedor e dos critérios de apuração do saldo devedor da dívida garantida.

O credor fiduciário poderá optar pela consolidação da propriedade e pela realização do procedimento de busca e apreensão extrajudicial do bem diretamente perante o cartório. Assim, o procedimento deverá ser iniciado por meio de requerimento eletrônico, protocolado junto à Central de Registros de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas (“Central RTDPJ Brasil”), integrante do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp). A notificação de constituição do devedor em mora deve ser realizada por meio eletrônico, conferindo-lhe o prazo de 20 dias para realizar o pagamento ou apresentar impugnação à pretensão executória do credor fiduciário.

A ausência de resposta ou de pagamento por parte do fiduciante autorizará a consolidação da propriedade e, conforme o caso, o prosseguimento das medidas de busca e apreensão do bem garantidor. Portanto, o requerimento de busca e apreensão poderá ser formalizado após a consumação do prazo para o pagamento ou a entrega voluntária do bem, sem que nenhuma dessas providências tenha sido ultimada pelo devedor.

A responsabilidade pela implementação das diligências de busca e apreensão recairá sobre o oficial do cartório, sendo-lhe permitido legalmente, inclusive, lançar, nos sistemas de registro, restrições administrativas à circulação do bem. Tal lançamento inclui a anotação de informações sobre o procedimento de busca e apreensão do veículo automotor (quando esse for o bem garantidor) no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

É de se ressaltar que as disposições do Marco Legal das Garantias aplicáveis à busca e apreensão extrajudicial de que se trata não conferiram a essas diligências nenhuma força coercitiva, devendo o oficial do cartório atuar, nesse contexto, sempre de modo a observar os princípios da legalidade e da proteção de dados pessoais, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A impugnação por parte do devedor fiduciante quanto à pretensão executória do fiduciário, por sua vez, deve ficar limitada à ocorrência de erros de cálculo ou de omissão de pagamentos, devendo ser decidida pelo oficial do cartório, em até cinco dias úteis, com possibilidade de instauração de mediação.

O devedor poderá reverter a consolidação da propriedade mediante o pagamento integral da dívida e dos encargos no prazo de cinco dias úteis após a apreensão do bem. Decorrido esse prazo sem a reversão, o credor poderá proceder à venda do bem, devendo prestar contas ao devedor quanto a eventual quantia que represente saldo a pagar ou excedente em relação ao montante da dívida garantido pelo bem alienado fiduciariamente.

Ainda, permanece provisória a regulamentação dos emolumentos, que são relevantes no contexto operacional da busca e apreensão e de execução extrajudicial de bens móveis. Essa provisoriedade deve se estender até que os governos estaduais editem normas específicas sobre a matéria.

 

De agências

Câmara aprova regime de urgência para derrubar alta do IOF

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A Câmara dos Deputados aprovou, nessa segunda-feira (16), por 346 votos a 97, o regime de urgência para um projeto que derruba o novo decreto do governo sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A proposta em si, ou seja, o mérito do projeto, ainda não foi analisado pelos deputados.

O regime de urgência aprovado nesta segunda permite que o projeto seja analisado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões da Casa. Na prática, a tramitação da proposta é acelerada.

Na votação, apenas o PSB e a federação formada por PT, PC do B e PV orientaram contra o requerimento. A liderança do governo e da maioria liberaram as bancadas.

Mérito

O projeto mira o decreto editado pelo Executivo na quinta-feira (11) com a “recalibragem” nas alíquotas do IOF – a terceira norma publicada sobre o tema desde maio.

A oposição pediu para que o mérito fosse analisado ainda nesta segunda. O acordo, no entanto, segundo a CNN apurou, envolve dar mais prazo para o governo analisar novas medidas de corte de despesas.

A decisão de pautar a urgência para esta segunda-feira foi acordada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em reunião com líderes partidários.

Na véspera da votação, o Executivo se mobilizou para tentar barrar o avanço do texto. Os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) participaram de reunião com Motta, nesta tarde. Líderes de partidos aliados ao Palácio do Planalto e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), também estavam presentes.

Após a reunião, na chegada à Câmara, Motta afirmou que o governo é “sabedor da insatisfação no Congresso” e tem o compromisso de apresentar uma agenda de cortes de despesas.

“Essa votação de hoje [da urgência sobre o IOF], na minha avaliação, será muito simbólica sobre o sentimento da Casa e vamos aguardar quais serão os próximos passos”, disse em entrevista a jornalistas.

Para o decreto do governo ser de fato derrubado, além da aprovação do mérito do projeto, a proposta também precisa do aval do Senado.

Oposição negocia

O líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), afirmou em entrevista a jornalistas que irá negociar com Motta a data para que o mérito do projeto seja analisado. A intenção é que entre na pauta já na terça-feira (17).

O grupo deve se reunir com o presidente da Câmara na manhã desta terça para debater o assunto. “A gente quer que haja sim uma clara e evidente ação de corte de gastos […] Vamos inclusive propor para que possamos avançar nesse mérito ainda antes do recesso do meio do ano. Se possível, votar amanhã”, disse Zucco.

Entenda

O aumento no IOF foi inicialmente anunciado em 22 de maio e, no mesmo dia, contou com um recuo parcial do Executivo.

Em meio à repercussão negativa no mercado financeiro, o Ministério da Fazenda decidiu revogar o aumento do imposto para investimentos de fundos nacionais no exterior. A insatisfação do empresariado e de parlamentares motivou a cúpula do Congresso a dar um prazo para o governo rever as medidas.

Na quarta da semana passada, o governo publicou um novo decreto, “recalibrando” as mudanças no IOF — a medida faz parte do pacote de propostas alternativas elaborado pela equipe econômica.

A intenção do governo com as alterações no IOF mirava elevar a arrecadação para equilibrar as contas públicas, com impacto de R$ 18 bilhões em 2025 e R$ 37 bilhões em 2026. Após as novas mudanças, a estimativa é de arrecadar cerca de até R$ 7 bilhões, mas um número oficial ainda não foi divulgado pelo Ministério da Fazenda.

 

 

Com informações da CNN Brasil

Itamaraty diz que fez recomendações para políticos brasileiros evitarem viagens a Israel 

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Palácio do Itamaraty na Esplanada dos Ministérios

Nesta sexta-feira, 16, o Ministério das Relações Exteriores divulgou nota em que diz que os gestores municipais brasileiros que viajaram para Israel ignoraram uma orientação do Itamaraty que recomendava evitar viagens para o país do Oriente Médio em razão de conflitos armados.

Destacando que, além das guerras com Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e com o Hezbollah, no Líbano, Israel também vive um conflito com o Irã desde que o governo de Benjamin Netanyahu atacou as instalações do país.

“A Embaixada do Brasil em Israel mantém, desde outubro de 2023, alerta consular que desaconselha toda viagem não essencial àquele país e recomenda, desde então, que os brasileiros e brasileiras que se encontravam em Israel considerassem deixar o país”, afirmou o Itamaraty em nota.

A nota do Itamaraty foi divulgada após a confirmação de que um grupo formado por 12 autoridades brasileiras deixou Israel em direção à Jordânia para poderem retornar ao país. O grupo embarcará em um voo fretado que sairá da Arábia Saudita.

Mais cedo, nesta segunda, o senador de oposição Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, criticou o que chamou de “ausência absoluta” do Itamaraty nas negociações para as autoridades brasileiras deixarem a região em segurança.

Ele afirmou que foi o grupo que preside quem fez as negociações, versão rechaçada pela diplomacia brasileira.

 

Com informações de G1

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