março 4, 2024 23:23

Coronavírus: Governo do AM aguarda resultado de exame de cinco pessoas; duas testaram positivo

spot_img

O governo do Amazonas aguarda o resultado de exame de cinco pessoas residentes em Manaus, que apresentaram sintomas do novo coronavírus. O anúncio foi realizado em entrevista coletiva online nas redes sociais do governo, na tarde desta terça-feira, 17, pelo secretário de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto.

Entre as cinco pessoas, cujos exames foram realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen), duas delas já testaram positivos após passaram pelos mesmos exames na Fiocruz Amazonas. Entre os diagnosticados está o próprio diretor da Fiocruz Amazonas, Sérgio Luís Bessa, e o professor e médico Jacob Cohen, vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

De acordo com a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, desde o dia 29 de fevereiro a 16 de março, 33 casos foram notificados, destes, 27 descartados e apenas 1 confirmado com o Covid-19.

Estas cinco pessoas que apresentaram os sintomas, já seguem isoladas por medidas de precaução, o resultado oficial será divulgado somente nesta quarta, 18.

‘Escondendo informação’

Após serem questionados na live sobre não terem anunciados antes esses novos  dois casos já confirmados, a presidente Rosemary garantiu que o governo só foi informado nesta terça, e que a declaração oficial só pode ocorrer após a realização do exame pelo Lacen, único credenciado para coleta pelo Estado.

“Em momento nenhum o governo do Estado do Amazonas e a FVS-AM estão escondendo informações. Nós nos preocupamos e queremos que todos esses casos sejam diagnosticados. Pois só conseguiremos conter uma epidemia se esses transmissores forem isolados e avaliados corretamente”, declarou Rosemary.

A presidente da FVS-AM garantiu ainda que caso esses dois pacientes testem positivo no resultado de amanhã, todas as pessoas que eles tiveram contato serão identificadas  avaliadas.

Respostas

Em pergunta online, a reportagem  de O Poder questionou se o Estado tem Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) suficientes  para atender uma possível demanda de surto do coronavírus. Em resposta, o secretário Rodrigo Tobias informou que o Hospital Delphina Aziz possui 50 leitos preparados para isto.

“O sistema de saúde capital e interior está preparado para receber o absorver os casos confirmados de coronavírus. Apenas 5% dos infectados precisam de UTIs e ventiladores. Todas as unidades estão preparadas para fazer os atendimentos, os que forem confirmados serão encaminhados para isolamento domiciliar”, acrescentou o secretário.

Em resposta sobre as medidas e plano de contingência para os municípios do interior, Tobias informou que nos municípios amazonenses existe um deficit de recursos humanos especializados, mas com o recurso que será encaminhado pelo Ministério da Saúde aos Estados, novos investimentos para as cidades-polos serão realizados.

 

Ericles Albuquerque, para O Poder

Foto: Reprodução/Facebook

Últimas Notícias

Projeto de Caio André que beneficia atletas de jiu-jítsu avança na CMM

O Projeto de Lei nº 145/2023, que busca isentar a taxa de inscrição em eventos esportivos para atletas praticantes...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!