Faltando dois dias para finalizar a janela partidária, regra para quem quer disputar a eleição municipal deste ano trocar de partido ou se filiar a um novo sem qualquer restrição, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e pré-candidato a prefeito de Manaus, deputado Josué Neto (sem partido), deve assinar ficha de filiação no PRTB a qualquer momento.
O Poder apurou que o ato de filiação de Neto no PRTB será em Brasília entre quinta e sexta. Desde 2019, o parlamentar vem ensaiando uma candidatura à Prefeitura de Manaus. Ele se desfiliou do PSD, seu antigo partido que é comandado pelo senador Omar Aziz no Amazonas, no início deste ano.
‘Toma lá, da cá’
Josué Neto articulou migrar para o PTB, comandado nacionalmente pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson, mas acabou perdendo a oportunidade para o vice-governador Carlos Almeida Filho, que assina ficha neste partido na próxima semana, mas que, na prática, já está dando as cartas.
Curiosamente, o deputado fechou posição no PRTB, que é o ex-partido de Almeida e, por qual ele se elegeu vice-governador em 2018.
Com seu ingresso no PRTB até sexta-feira, 3, dia em que expira o prazo para a troca de partido, as chances de Neto disputar a prefeitura crescem em 100%.
Valéria Costa, para O Poder
Foto: Site do deputado Josué Neto