maio 19, 2024 20:24

COVID-19: Comissão da Câmara dos Deputados vem a Manaus verificar o colapso na saúde

spot_img

Destaque nacional com índice crescente de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e número expressivo de mortes registradas, o Amazonas será o primeiro Estado alvo de uma visita técnica da Comissão de Combate ao Coronavírus da Câmara dos Deputados, que debate ações preventivas de combate ao novo coronavírus. O requerimento foi votado e aprovado na manhã desta quarta-feira, 22, pelos deputados. O Amazonas registrou nesta quarta 2.479 casos novos positivos para Covid-19 e 207 mortes.

Autor do requerimento, o deputado federal delegado Pablo (PSL), que é membro da comissão, afirmou que, diante das inúmeras denúncias que recebe que evidenciam o colapso na saúde do Estado, o Amazonas será o primeiro Estado a receber a visita da comissão. “O país está sofrendo com essa pandemia e o Amazonas se destaca. Os colegas deputados vão vir aqui e o Amazonas vai ser o exemplo do que está sendo feito de errado na saúde”, disse o parlamentar.

Segundo ele, a visita deve ocorrer na próxima semana, mas não soube dizer os dias exatos. “Muitos deputados querem ver de perto, mas tem a questão de poucas vagas nos voos para o Estado. Então, vamos ver o dia, eu sugeri que seja na próxima semana por causa do caos que estamos vivendo e é uma situação urgente”, disse.

As visitas técnicas devem ocorrer nos hospitais e prontos-socorros João Lúcio, 28 de Agosto, Platão Araújo, as maternidades Ana Braga e Balbina Mestrinho e os hospitais especializados Getúlio Vargas e Adriano Jorge. “O primeiro passo será a visita técnica, depois vai depender do que a comissão vai encontrar de ilegal ou fora do padrão porque eu recebo muitas denúncias”, adiantou.

A crise na saúde do Amazonas evidenciada pelo avanço do coronavírus também vai ser tema de uma reunião técnica na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, 23, em que serão discutidas ações preventivas do coronavírus no Brasil.

O debate está agendado para às 13h (hora Brasília) e tem como convidados para a reunião representantes dos seguintes órgãos: Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); o Secretário de Atenção Especializada à Saúde no Ministério da Saúde, Francisco de Assis; o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas; Conselho Regional de Medicina do Amazonas; Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas; Secretaria Municipal de Saúde de Manaus; e
Associação Médica do Amazonas.

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Agência Câmara de Notícias

Últimas Notícias

Lucenildo lidera com triplo de votos em Alvarães, diz Pontual Pesquisas

O Instituto Pontual Pesquisas realizou estudo eleitoral no município de Alvarães (a 530 quilômetros de Manaus) entre os dias...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!