O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou a criação de uma comissão mista, nesta terça-feira, 19, entre deputados e senadores, para analisar a data das eleições municipais, mas sem prorrogação de mandatos de prefeitos e vereadores.
“Então seria o adiamento da eleição sem prorrogação de mandato. Isso eu vi ontem, na discussão com os líderes, que essa é uma posição de quase unanimidade. A maioria dos parlamentares entende que podemos ter o adiamento, mas não devemos ter a prorrogação de nenhum mandato”, disse Maia.
O presidente do Senado e Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP) citou a importância da discussão desse tema para os brasileiros.
“Nós vamos criar esse ambiente de debate para essa discussão aprofundada, de todas as causas, consequências e preocupações. Será um ambiente muito produtivo, de muito debate, de muita construção, feito por várias mãos esse caminho de saída para que a democracia saia fortalecida do processo, mas ao mesmo tempo tendo os cuidados necessários para preservar a vida dos brasileiros”, disse Alcolumbre.
Eleições
Até o momento, as eleições estão previstas para outubro, quando serão escolhidos os prefeitos e vereadores.
Seguindo o cronograma, em 16 de agosto iniciam as campanhas, o primeiro turno é no dia 4 de outubro e o segundo turno ocorre no mesmo mês, no dia 25.
Conteúdo: O Globo
Foto: Divulgação