setembro 30, 2025 10:35

Vereador denuncia monopólio na inspeção veicular para gás natural em Manaus

A discussão em torno da abertura do mercado do gás no Amazonas, um dos principais temas em pauta na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), ganhou um capítulo nesta segunda-feira, 13, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), ao ser abordada pelo vereador Bessa (Solidariedade).

“O mercado do gás ainda não se abriu, há uma luta muito grande para que nós tenhamos, efetivamente, essa energia para todos com preço justo, que possamos usufruir dessa energia que está aqui no nosso quintal, mas infelizmente isso não acontece”, disse.

Bessa chegou a afirmar que existem “interesses” que deveriam ser fiscalizados pelos órgãos competentes e dar respostas para a população amazonense. “A denúncia que venho fazer é o monopólio que existe na oficina de inspeção veicular para gás natural no Estado do Amazonas”, disse.

Conforme Bessa, a oficina em questão é a Inspenorte, que de acordo com o relatório do Inmetro, solicitado pelo parlamentar no início deste ano, aponta que existe seis oficinas credenciadas para instalação, no entanto, só existe um  órgão que realiza as inspeções das instalações.

“Centenas de pessoas estão sendo prejudicadas, humilhadas com o atendimento desta empresa, eles só disponibilizam dez senhas e o cidadão chega às 3h da manhã e só é atendido às 16h”, diz o parlamentar, que denuncia, ainda, que o Detran é conivente com caso.

“A empresa que faz isso, Inspenorte, tem que apresentar um relatório e dizer qual é o interesse, que interesse tem nisso de manter esse monopólio?” questiona o parlamentar que afirma que o Detran, Arsam, Cigás e os órgãos do governo do Estado boicotam o gás.

O vereador faz um apelo ao Ministério Público do Estado (MP-AM) que apure a denúncia citando que o caso é importante para a economia da capital amazonense e por um fim no monopólio.

 

 

 

 

 

Ana Flávia Oliveira, para O Poder

Foto: Robervaldo Rocha/CMM

Últimas Notícias

Após pedido de vista do ministro André Mendonça, Denarium ganha mais um mês sem julgamento

Na última quarta-feira, 24, o ministro André Mendonça solicitou mais 30 dias do pedido de vista para analisar o...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!