janeiro 20, 2026 11:59

Projeto da lei do gás deve ser apresentado até setembro, diz secretário

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga, confirmou com exclusividade ao Portal O Poder que a Comissão Especial de Estudos criada pelo governo do Estado para elaborar o projeto que regulamenta o mercado de gás natural no Amazonas ainda está dentro do prazo de 120 dias para apresentar e oficializar a proposta.

De acordo com Jório Veiga, o novo projeto não vai interferir na participação do Amazonas no leilão da Petrobras dos campos de gás natural, previsto para agosto. Ao ser questionado sobre a conclusão da minuta da proposta que foi apresentado pelo relator desta comissão, o deputado Sinésio Campos (PT), ele disse que a matéria vai ser avaliada pela comissão nos próximos dias.

“O prazo da Comissão é até 4 de setembro. A apresentação do projeto de lei não interfere no leilão. Eu recebi uma cópia que, como eu disse, será discutida pela Comissão”, informou.

Jória não confirmou que o deputado Sinésio já tenha entregue a minuta do projeto ao governador Wilson Lima (PSC) para que o projeto seja votado na Assembleia Legislativa.

“Não sei se o deputado Sinésio entregou o projeto ao governador. A Comissão ainda não o fez. O prazo é de 120 dias. Se ele disse que entregou, é porque deve ter feito”, pontuou.

Assembleia pressiona

A polêmica envolvendo a lei que regulariza o marcado do gás natural no Amazonas, voltou a ser o tema dos discursos durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 15, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O presidente da casa, deputado Josué Neto (PRTB), voltou a criticar o governador Wilson Lima pela demora em enviar o projeto do governo elaborado pela Comissão Especial de Estudos que apesar de estar concluído não foi enviado para votação na Aleam. O tema deve voltar a baila na sessão hibrida desta quinta-feira, 16, na Aleam.

Josué Neto também criticou ontem o secretário da Sedecti, Jório Veiga que segundo ele teria recebido os seus e-mails sobre o projeto da lei do gás que eles elaboraram e debateram e não respondeu sobre o andamento do processo.

“Estou com todos os protocolos e posso distribuir para quem quiser que a minuta da lei construída por diversas mãos pela comissão que escolheu o deputado Sinésio Campos como relator já está pronto. Já foi distribuída para a Sedecti, Arsepam, pra Casa Civil pra onde o governo escolheu e para a Cígas. A comissão criada por ele fez a minuta e ele finge que nada está acontecendo”, alfinetou.

O presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Aleam,  deputado Sinésio Campos, também se manifestou e comprovou que a minuta do projeto que contem 86 páginas foi enviada para o governador Wilson Lima e para todos os demais órgãos envolvidos no processo. Ele disse que todos os deputados também já receberam o projeto.

De acordo com Sinésio, o novo projeto dispõe  sobre a disciplina da prestação do serviço público de distribuição de gás natural canalizado sob o regime de concessão e sua regulamentação, sobre a comercialização de gás natural e as condições de enquadramento do consumidor livre, autoprodutor e autoimportador no mercado de gás no Estado do Amazonas. Revoga a Lei nº 3.939 de 09 de outubro de 2013, o Decreto no 30.776, de 2 de fevereiro de 2010 e o Decreto no 31.398, de 27 de junho de 2011.

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Estados da oposição foram os mais dependentes da União em 2025

Os estados governados por partidos de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideraram, em 2025, a...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!