Com uma bancada composta por 31 deputados federais na Câmara dos Deputados, o que lhe garante cerca de 35 segundos de tempo de rádio e TV na propaganda eleitoral deste ano, o PSB (Partido Socialista Brasileiro) em Manaus está sendo bastante cobiçado por alguns partidos que têm pré-candidatos a prefeito, a exemplo do PT, PSD, PDT e Avante.
Os quatro partidos que lançaram pré-candidatos: Os deputados federal José Ricardo; estadual, Ricardo Nicolau; e os ex-deputados Hissa Abrahão e David Almeida, cortejam o PSB de Serafim Corrêa de olho numa coligação rumo à corrida eleitoral.
Serafim, apesar de aparecer constantemente nas pesquisas eleitorais de diversos institutos, tem afirmado a seus interlocutores que não sairá candidato a prefeito de Manaus, o que abre margem para o partido fechar uma aliança majoritária com outras legendas.
Desde o início deste ano, o PT vem conversando com o PSB na tentativa de convencer a diretiva da legenda a embarcar no projeto eleitoral em torno de José Ricardo. Na semana passada, inclusive, o PT chegou a divulgar que está fechando um bloco de esquerda para o pleito deste ano com o apoio do PSB.
Ao mesmo tempo, David Almeida também vem articulando este apoio. Ele, inclusive, é recente aliado do PSB. Na eleição de 2018, ele disputou o governo do Amazonas pelo PSB, partido o qual se filiou após romper com o PSD naquele mesmo ano.
Aliança nacional
Já o PDT, de Hissa, se ampara na aliança firmada em nível nacional, entre seu partido e PSB para as eleições municipais deste ano. Durante evento em comemoração de seu aniversário de 40 anos, o ex-deputado anunciou que vem conversando com a legenda no Amazonas e garante que pode firmar aliança para as eleições deste ano.
Mas, no lançamento da pré-candidatura de Ricardo Nicolau para prefeito de Manaus, nesta semana, a presença do vereador Carlos Portta, do PSB, mostrou que o partido de Serafim Corrêa está ‘ouvindo’ as propostas e que não tem nada sacramentado com nenhum partido, pelo menos até às convenções partidárias.
Portta revelou ao O Poder que a legenda partidária vem mantendo um diálogo bastante alinhado com a família Nicolau.
“O deputado Serafim já adiantou que não pretende disputar cargo no Executivo, mas, a aliança pode acontecer. Temos conversado alguns partido e o Ricardo, além de ser colega do deputado Serafim é um empresário de sucesso”, disse o vereador.
Da Redação O Poder
Colaborou Henderson Martins/O Poder
Foto: Montagem