dezembro 30, 2025 05:10

Hiram Nicolau denuncia fim da Manausmed e vereador da base aliada desmente informação

Em discurso nesta segunda-feira, 21, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Hiram Nicolau (PSD) revelou que o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), deverá extinguir a Manausmed e deve lançar uma licitação para contratar a empresa Hapvida.

“Como presente para o final da gestão, eu adianto a vossas excelências, que o prefeito Arthur Neto está extinguindo a Manausmed. E mais, estará lançando uma licitação para contratar um plano de saúde e eu, posso falar que tenho bola de cristal já sei até quem vai ganhar. Sim, é a Hapvida, a empresa que não paga imposto aqui em Manaus”, disse o parlamentar que ainda desafiou a prefeitura de desmenti-lo.

Segundo o vereador, o fim do plano de saúde prejudicará principalmente o servidor público, pois segundo ele, esses planos cobram pela quantidade de dependentes. “Portanto, o servidor público que tem um filho, um dependente, ele vai pagar um valor, mas o servidor que tem cinco filhos vai pagar outro”, disse.

Além acrescentou, ainda, que serão aproximadamente R$ 80 milhões por ano que deixarão de ser injetados na economia do município para serem destinados à Hapvida que, segundo, frisou, não recolhe seus impostos em Manaus.

“Vai jogar um abacaxi pro próximo prefeito”, dispara. “Não vai terminar o ano sem dívida coisa nenhuma, esse papo de que ‘vou terminar o ano com dívida zero’ é mentira”, reforça.

Desmentido

Demonstrando preocupação em decorrência do discurso do colega, o vereador Elias Emanuel (PSDB) buscou informações da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) para constatar sobre as declarações do parlamentar.

De acordo com Elias, quaisquer alterações devem ser encaminhadas, obrigatoriamente, pela Câmara de Manaus. “Portanto, ninguém extingue a Manausmed por força de decreto, para extinguir a Manausmed tem que ter lei aprovada por esta casa”, observou.

Em sua declaração, o parlamentar cita que atualmente, a Manausmed não está atendendo as necessidades dos servidores municipais e que a expectativa do prefeito é que através da contratação do plano de saúde flexibilize o tempo de espera, qualidade na prestação de serviços e melhorias na capacidade técnica.

“A informação que eu tenho é de mudança do fundo pagador, e não da extinção completa da Manausmed”, informa Elias.

“Eu fico feliz que a prefeitura tenha recuado na intenção de extinguir, agora continuo falando: um plano de saúde será contratado, já sei até quem vai ser o vencedor e isso irá onerar a vida do servidor municipal, mas parabéns por tentar defender o indefensável”, conclui Nicolau em resposta ao colega.

Hiram Nicolau já anunciou que não vai disputar a reeleição na CMM para se dedicar à campanha eleitoral do irmão, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), que é candidato a prefeito de Manaus.

 

 

Ana Flávia Oliveira, para O Poder 

Foto: Montagem

Últimas Notícias

Acareação sobre Banco Master expõe procedimento inusual no STF

As diligências determinadas pelo ministro Dias Toffoli na investigação sobre as fraudes do Banco Master expõem um procedimento considerado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!