Em discurso nesta segunda-feira, 21, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Hiram Nicolau (PSD) revelou que o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), deverá extinguir a Manausmed e deve lançar uma licitação para contratar a empresa Hapvida.
“Como presente para o final da gestão, eu adianto a vossas excelências, que o prefeito Arthur Neto está extinguindo a Manausmed. E mais, estará lançando uma licitação para contratar um plano de saúde e eu, posso falar que tenho bola de cristal já sei até quem vai ganhar. Sim, é a Hapvida, a empresa que não paga imposto aqui em Manaus”, disse o parlamentar que ainda desafiou a prefeitura de desmenti-lo.
Segundo o vereador, o fim do plano de saúde prejudicará principalmente o servidor público, pois segundo ele, esses planos cobram pela quantidade de dependentes. “Portanto, o servidor público que tem um filho, um dependente, ele vai pagar um valor, mas o servidor que tem cinco filhos vai pagar outro”, disse.
Além acrescentou, ainda, que serão aproximadamente R$ 80 milhões por ano que deixarão de ser injetados na economia do município para serem destinados à Hapvida que, segundo, frisou, não recolhe seus impostos em Manaus.
“Vai jogar um abacaxi pro próximo prefeito”, dispara. “Não vai terminar o ano sem dívida coisa nenhuma, esse papo de que ‘vou terminar o ano com dívida zero’ é mentira”, reforça.
Desmentido
Demonstrando preocupação em decorrência do discurso do colega, o vereador Elias Emanuel (PSDB) buscou informações da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) para constatar sobre as declarações do parlamentar.
De acordo com Elias, quaisquer alterações devem ser encaminhadas, obrigatoriamente, pela Câmara de Manaus. “Portanto, ninguém extingue a Manausmed por força de decreto, para extinguir a Manausmed tem que ter lei aprovada por esta casa”, observou.
Em sua declaração, o parlamentar cita que atualmente, a Manausmed não está atendendo as necessidades dos servidores municipais e que a expectativa do prefeito é que através da contratação do plano de saúde flexibilize o tempo de espera, qualidade na prestação de serviços e melhorias na capacidade técnica.
“A informação que eu tenho é de mudança do fundo pagador, e não da extinção completa da Manausmed”, informa Elias.
“Eu fico feliz que a prefeitura tenha recuado na intenção de extinguir, agora continuo falando: um plano de saúde será contratado, já sei até quem vai ser o vencedor e isso irá onerar a vida do servidor municipal, mas parabéns por tentar defender o indefensável”, conclui Nicolau em resposta ao colega.
Hiram Nicolau já anunciou que não vai disputar a reeleição na CMM para se dedicar à campanha eleitoral do irmão, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), que é candidato a prefeito de Manaus.
Ana Flávia Oliveira, para O Poder
Foto: Montagem