fevereiro 24, 2025 08:11

David Almeida institui Comitê Especial para combater enchente do rio Negro

Para amenizar os efeitos da enchente do rio Negro em Manaus e em 20 comunidades da zona ribeirinha, o prefeito David Almeida (Avante) instituiu o Comitê Especial de Enfrentamento das Cheias Fluviais do Município, com ações integradas nas áreas da saúde, assistência social, infraestrutura, mobilidade proteção civil, meio ambiente, limpeza e planejamento. Nesta quinta-feira, 6, o rio Negro registrou a marca de 29,30 metros.

De acordo com o prefeito, o grupo vai unificar a atuação das secretarias municipais, tendo a presidência do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, e coordenação da Casa Militar.

“Temos acompanhado, diariamente, a subida do rio Negro e somado esforços em ações preventivas para minimizar os impactos dessa possível cheia histórica para a população, principalmente naquelas áreas tradicionalmente afetadas. O Comitê funcionará com as secretarias integradas, contemplando as demandas socioeconômicas e ambientais neste período“, afirmou.

A Defesa Civil catalogou na região urbana os bairros que devem ser atingidos pela cheia: Tarumã, Mauazinho, São Jorge, Educandos, Raiz, Betânia, Presidente Vargas, Colônia Antônio Aleixo, Aparecida, Centro, Santo Antônio, Cachoeirinha, Glória, Compensa e Puraquequara.

Na zona ribeirinha, a Defesa Civil fará o monitoramento das seguintes comunidades: Nova Canaã do Aruaú, São Francisco do Aruaú, Lindo Amanhecer, São Sebastião do Cuieiras, São Francisco do Chita, Bela Vista do Jaraqui, Nova Jerusalém do Mipindiaú, São Sebastião do Tarumã-Mirim, Agrovilla, Cueiras do Tarumã-Açu, Nova Esperança do Apuaú, Santa Isabel do Apuaú, Nova Aliança do Apuaú, União e Progresso, São Francisco do Tabocal, São Raimundo e o assentamento Nazaré.

A criação do comitê está prevista no Decreto nº 5.077/2021, publicado na edição nº 5.090/2021 do Diário Oficial do Município (DOM) dessa quarta-feira, 5.

O vice-prefeito Marcos Rotta, afirmou que os trabalhos do comitê serão realizados até 31 de julho, podendo a data ser prorrogada.

“Eu e o prefeito David Almeida temos trabalhado com pronta-respostas e medidas preventivas no sentido de atender essas milhares de famílias atingidas pela cheia neste ano, e que promete ser histórica”, ressaltou.

Segundo secretário da Casa Militar, tenente William Dias, a cidade precisa que o poder municipal esteja atuante, de forma a atender as demandas da sociedade o mais rápido possível.

“Com a previsão de mais uma cheia histórica para a cidade, poderemos trabalhar em conjunto e de forma precisa para amenizar os danos aos moradores das áreas alagadiças“, confirmou.

Evento natural

Anualmente, a Prefeitura de Manaus se prepara para o evento natural, que é caracterizado pela subida do nível do rio. Conforme o decreto municipal, cada secretaria deverá escalar representantes com poder de decisão, em regime de plantão e sobreaviso, para avaliar e identificar os riscos recorrentes à cheia do rio Negro e afluentes, dentro de suas atribuições.

 

Com informações da Semcom

Foto: Divulgação

 

Últimas Notícias

Polícia Federal faz operação no TJAM

Equipes da Polícia Federal estão nas ruas de Manaus desde as primeiras horas da manhã de hoje, 24. Os...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!