O deputado Cabo Maciel (PL) pediu ajuda ao presidente Jair Bolsonaro durante sessão da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), nesta quarta-feira, 12, para regularizar o retorno do setor madeireiro e legalizar os garimpos no Sul do Amazonas. Na avaliação do parlamentar, o licenciamento ambiental legal para as atividades oferecerá oportunidades de emprego em Novo Aripuanã, Borba, Santo Antônio do Matupi e Humaitá.
“Essa fonte econômica não é legalizada. Isso faz com que o povo parta para ilegalidade e os órgãos de controle e fiscalização para a repressão junto aos garimpeiros do Sul do Amazonas”, afirmou Maciel.
Durante o pronunciamento, o deputado ainda exibiu um vídeo o qual o presidente Jair Bolsonaro afirma que virá ao Amazonas para saber mais sobre os garimpos e as quantidades de ouro que são extraídas.
Segundo o deputado, as informações que percorrem o país dão conta de que carretas de minério são extraídas do Sul do Estado, porém, “o Amazonas não ganha uma moeda de investimento na saúde”, segundo o parlamentar.
“O povo no sul do Amazonas só quer uma oportunidade para trabalhar e sustentar a família. E o que nós queremos é que o ministério, o presidente da república, o Estado, a nossa bancada de senadores e deputados federais possam ter um olhar de carinho para o sul do Amazonas”, afirmou.
“Nós passamos por um período de pandemia e muitos municípios passam por um estado de emergência devido à enchente. Não tem emprego, não tem comida, e um alto índice de criminalidade aumenta devido a isso”, finalizou.
Yasmim Araújo, para O Poder
Foto: Reprodução