O deputado Wilker Barreto (Podemos) fez um novo convite ao o secretário executivo de Ações de Proteção e Defesa Civil, Coronel Francisco Ferreira Máximo, durante o pequeno expediente da sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). O secretário já havia feito uma visita à Casa Legislativa e afirmou em discurso que “dinheiro não é problema”.
No novo convite, o parlamentar afirmou que gostaria que o secretário retornasse para apresentar um plano de ação para enfrentamento da cheia no interior e na capital do Amazonas. O deputado aproveitou a ocasião para apresentar dois exemplos dos efeitos desastrosos da cheia na Comunidade do Pururu, localizada no Careiro Castanho, a 86 quilômetros de Manaus, e no igarapé do 40 situado no bairro Raiz, Zona Sul da capital amazonense.
“Eu peço também que os prefeitos possam, dentro da possibilidade, socorrer. O que eu cobro é o deferimento do convite para que o secretário da defesa civil volte a esta casa e explique o plano de ação para enfrentar a cheia”, salientou Barreto.
Primeira visita
Em março deste ano, ao visitar a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o secretário-executivo de Ações de Proteção e Defesa Civil, Coronel Francisco Ferreira Máximo, sugeriu aos parlamentares a criação do Fundo de Proteção e Defesa Civil para atender as demandas com mais celeridade para atender as prefeituras.
Na avaliação do coronel, a medida do fundo eliminaria uma série de barreiras e permitiria a ação rápida. “A minha sugestão seria a aprovação desse fundo de proteção e defesa civil com recursos permanentes, por meio de uma discussão entre o Executivo e o Legislativo para encontrar esse caminho”, afirmou.
Coronel Máximo explicou aos deputados que as ações da defesa civil não estão somente ligadas às respostas, mas a atuações de forma preventiva que visam dar suporte para os municípios com relação à sua preparação antecipada ao desastre.
Confira a matéria completa aqui.
Yasmim Araújo, para O Poder
Foto: Reprodução