Em sua terceira semana de depoimentos, nesta terça-feira,18, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia de Covid-19 ouvirá o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo.
O requerimento de convocação foi apresentado pelos senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que buscam explicações sobre a condução da diplomacia brasileira durante a crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19.
Segundo a Agência Senado, o requerimento de Marcos do Val aponta que Ernesto Araújo “executou na política externa o negacionismo de Jair Bolsonaro na pandemia, o que teria feito o Brasil perder um tempo precioso nas negociações por vacinas e insumos para o combate à doença”.
Já o senador Alessandro Vieira quer obter informações sobre a atuação da pasta em relação à aquisição vacinas e insumos pelo Brasil.
Quarta-feira, 19, será a vez do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e a secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, na quinta-feira, 20.
Até o momento, a comissão já ouviu os ex-ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, o atual chefe da pasta Marcelo Queiroga, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, o ex-secretário especial de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten e o gerente-feral da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo.
Acompanhe:
Conteúdo: CNN Brasil
Foto: Pedro França/Agência Senado