Nesta quarta-feira, 16, o deputado Jeferson Alves (PTB), ao denunciar o descaso nos hospitais de Roraima, criticou o governador Antonio Denarium (sem partido) ao dizer que “saúde pública não é local de fazer moeda de troca de voto”. A declaração foi dada durante sessão da Assembleia Legislativa (ALE-RR).
Com um celular em mãos, o parlamentar mostrou algumas matérias publicadas esta semana que denunciam falta de remédios, equipamentos de proteção individual (EPI) e até de médicos em algumas unidades públicas de saúde.
“Até quando vamos ter de aguentar esse tipo de situação sem ter uma resposta definitiva para a população que precisa da saúde pública? Ontem [terça-feira,15], para nossa tristeza, tive uma notícia muito ruim. A irmã do nosso amigo Wanderlam, que é um garçom que trabalha aqui na Casa há alguns anos, veio a falecer depois de dez dias que teve o filho na maternidade. Pelo relato da família e dos documentos que solicitei, há indícios de que perfuraram o intestino dessa moça. Estão tratando nosso povo como se fossem verdadeiros animais”, lamentou.
O deputado complementou ao questionar até quantas vidas precisam ser perdidas para que o governador entenda que saúde pública tem de ser levada a sério. Ele também criticou o secretário de Saúde, Airton Cascavel.
“Temos à frente da Sesau [Secretaria Estadual de Saúde] um homem muito preparado para ser secretário de Agricultura, qualquer coisa referente à produção, mas não de saúde pública. De medicina ele entende tão bem quanto eu: nada! Quem paga o pato é o povo. Não é uma tarefa fácil administrar a saúde, é uma pasta cheia de desafios. E quando você coloca pessoas que não têm a expertise capaz de gerenciar a coisa pública, dificulta mais ainda. Mas isso foi uma escolha pessoal do governador”, analisou.
Alves encerrou o discurso lembrando que a maioria dos deputados, independentemente de serem ou não da base aliada de Denarium, já cobraram melhorias e mais atenção à saúde pública.
“Fica aqui o nosso apelo e pedido. Vamos encaminhar ao presidente da CPI da Saúde que busque essas informações necessárias para saber o que realmente está acontecendo na maternidade. Para investigarem o caso da irmã do Wanderlam, pois é mais uma família enlutada pelo descaso que a saúde pública enfrenta nessa atual administração”, concluiu.
‘Discurso vazio’
Em nota, o governo de Roraima informou que, desde o início da gestão do governador Antonio Denarium, vem realizando um trabalho de reconstrução do Estado em todas as áreas.
“O trabalho da atual gestão está recuperando um Estado que estava quebrado e inviabilizado, onde setores não funcionavam, servidores e fornecedores não recebiam e eram desrespeitados”, afirma.
Ainda de acordo com a nota, uma nova postura foi adotada pelo governo e, dentro das possibilidades e cenários que foram encontrados, se buscaram as melhores soluções, mas sempre respeitando as pessoas.
“O governo do Estado lamenta que, ao invés do nobre deputado ajudar apresentando soluções e colocando emendas para as áreas que ache pertinente, se perca em um discurso vazio e da velha política que não agrega nada e ainda faz lembrar de tempos que Roraima não quer mais viver”, ressalta.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação