setembro 14, 2024 16:01

Vereador bolsonarista de Manaus é o único a não se vacinar contra Covid-19

Dos 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), apenas o bolsonarista Marcel Alexandre (Podemos) não se vacinou com nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. O parlamentar tem 57 anos e a vacinação para esta faixa etária está disponível desde 3 de junho na capital amazonense.

Segundo consulta realizada pelo O Poder, o parlamentar possui o cadastro na plataforma da Prefeitura, Imuniza Manaus, porém não há informações complementares sobre a 1ª e 2ª dose. Diferentemente dos outros vereadores que ou possuem a 2ª dose já agendada ou têm o esquema vacinal completo.

Apesar de não levar o tema da vacina de forma contínua, como faz com o voto impresso auditável, para o plenário da Casa Legislativa, Marcel Alexandre costuma postar sobre o tema em suas redes sociais toda vez que o prefeito David Almeida (Avante) anuncia uma nova etapa da imunização. Além disso, ele atribui ao presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), o progresso da vacinação em Manaus. Marcel Alexandre fez um post sobre a abertura da vacinação para os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades a partir da próxima sexta-feira, 13.

O Poder entrou em contato com o vereador Marcel Alexandre que não respondeu nenhuma das ligações telefônicas.

Vacinação 

O presidente da Casa Legislativa, David Reis (Avante) e os vereadores Joelson Silva (Patriotal), Professora Jacqueline (Pode), Amom Mandel (sem partido), Marcelo Serafim (PSB), Rosinaldo Bual (PMN), Wanderley Monteiro (Avante), Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), Rodrigo Guedes (PSC), Everton Assis (PSL), Sandro Maia (DEM), Fransuá Matos (PV), Márcio Tavares (Republicanos), Wallace Oliveira (PROS), Professor Samuel (PL), Ivo Neto (Patriota), Allan Campêlo(PSC), Yomara Lins (PRTB), Mitoso (PTB), Jander Lobato (PTB), Bessa (SD) e Elan Alencar (PROS) já estão com o esquema vacinal completo.

Já os parlamentares João Carlos (Republicanos), Capitão Carpê Andrade (Republicanos), Kennedy Marques (PMN), Rosivaldo Cordovil (PSDB), Raulzinho (PSDB), Jaildo Oliveira (PCdoB), Eduardo Alfaia (PMN), Eduardo Assis (Avante), Caio André (PSC),  Raiff Matos (DC), Diego Afonso (PSL), Glória Carratte (PL), Dione Carvalho (Patriota), Sassá da Construção Civil (PT), Lissandro Breval (Avante) e Peixoto (PTC)  tem a segunda dose marcada entre a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena do mês de setembro. Thaysa Lippy (PP) é a única vereadora que deve tomar a segunda dose em outubro.

De acordo com o Imuniza Manaus, o vereador William Alemão (Cidadania) está dentro do grupo apto a tomar a segunda dose mas que ainda não foi a um posto de vacinação. Ele não atendeu as ligações de O Poder.

Censo

Em nota, a Casa Legislativa informou que a consulta da vacinação dos vereadores do Parlamento Municipal deve ser feita de forma individual. “Mas, ressaltamos que a Câmara cumpre com todas as medidas sanitárias de prevenção a covid-19, para preservar a saúde coletiva de vereadores, servidores e público em geral”, informou.

De acordo com a nota, a diretoria de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Manaus está solicitando dos servidores o comprovante de vacinação contra a Covid-19, com objetivo de ter um censo da imunização dos trabalhadores do parlamento. Ainda conforme a nota, essa é a maior preocupação do presidente David Reis.

Porém, futuras penalidades a servidores que não tomaram a vacina não estão sendo cogitados pelo presidente David Reis. A Casa Legislativa informou que irá fazer “ações de conscientização sobre a importância de estar vacinado, para se proteger e proteger a todos contra a Covid-19”, mas não descarta punições.

“Sobre possíveis penalidades ou sanções para aqueles servidores que não se imunizarem, ainda não há uma decisão fechada pela presidência da Câmara, embora, levando em consideração dispositivo da Constituição Federal, segundo qual, os direitos da sociedade devem prevalecer sobre os individuais, essa possibilidade não esteja descartada”, escreveu.

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Divulgação 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

Últimas Notícias

Tadeu vai para coordenação de campanha de David, por causa de desentendimentos

A 22 dias do pleito do dia 6 de outubro, o prefeito de Manaus e candidato a reeleição, David...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!