janeiro 19, 2025 08:52

Para deputados, julgamento do STJ é oportunidade para provar inocência

Durante sessão desta terça-feira, 21, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os deputados comentaram o julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que acatou, por unanimidade, a denúncia contra o governador Wilson Lima (PSC). Para os deputados, este é o momento dos acusados provarem sua inocência.

O deputado Carlinhos Bessa (PV) foi o primeiro a usar a tribuna e defendeu o governador Wilson Lima. O parlamentar citou que em administrações passadas, outros governadores também foram denunciados e julgados pelo STJ.

“O que ficou bem claro é que, se houvesse a fortaleza do crime que a oposição declara, a mesma corte que julgou o governo do Rio de Janeiro teria julgado o governo do Amazonas. Pode haver uma fragilidade da denúncia onde todos têm oportunidade de se defender, que é garantida na Constituição Brasileira. Quase todos os governadores do Amazonas também já responderam por algum crime no STJ, vários foram denunciados e todos tiveram o direito de autodefesa sem afastamento”, ressaltou.

O líder do governo na Aleam, deputado Felipe Souza (Patriota), saiu em defesa do governador Wilson Lima e explicou aos colegas deputados que o que ocorreu no STJ foi o acolhimento da denúncia. “O que ocorreu ontem foi o acolhimento da denúncia. Na prática, o governador e as 12 pessoas indiciadas terão a chance de se defender e provar a sua inocência. O processo está na Justiça e vai cumprir o seu papel. Os culpados pagarão pelos seus erros e quem é inocente vai ter a oportunidade de provar a sua inocência. O que quer a oposição é desestabilizar o governo. Esta Casa tem que agir com paciência e pensar no povo”, afirmou.

Fausto Júnior (MDB) também comentou sobre a audiência no STJ e defendeu a Assembleia Legislativa da acusação de omissão. “Ouvi várias vezes a palavra de omissão da Aleam e quero repudiar. Se hoje há julgamento, foi pelo trabalho dessa Casa e encaminhamos para os órgãos competentes as irregularidades. Tudo a Aleam fez. Ainda que seja lamentável estarmos nessa situação com um governador e vice como réus, temos que esperar o julgamento e o direito de defesa. E uma vez que for decidido no STJ, aí sim esta Casa pode se manifestar”, avaliou.

Na esteira dos colegas, Dr. Gomes (PSC) também pediu cautela aos deputados em relação ao julgamento do STJ. “Todas as pessoas citadas terão a oportunidade de provar a sua inocência e vão poder provar se são culpados ou inocentes. Eu não quero crer que o governo do Estado não venha desempenhando seu papel para a sociedade de modo positivo. O STJ entendeu que são indícios e que não deveriam afastar o governador e o vice-governador e porque o STJ precisa de mais elementos de averiguação. Esses elementos públicos vão permanecer no cargo porque não houve comprometimento das finanças do Estado”, ressaltou.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!