novembro 15, 2024 12:43

‘Tricicleiros’ de Parintins poderão ser patrimônio cultural do Amazonas

Os “tricicleiros” que fazem sucesso entre os turistas pelas ruas de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) vão se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas. É o que determina o Projeto de Lei nº 512/2021, em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A matéria é de autoria do deputado Tony Medeiros (PSD).

Tony Medeiros afirmou em sua justificativa que, além de atração turística, o triciclo muito utilizado pelos turistas ajuda a preservar o meio ambiente. Os veículos são confeccionados com sobras de ferros utilizados em estruturas alegóricas dos bois-bumbás e a parte traseira de bicicletas. Atualmente, os triciclos são um símbolo de Parintins.

“Durante o Festival Folclórico de Parintins, ancoram muitos navios transatlânticos na cidade de Parintins e o triciclo é o transporte mais procurado por turistas que querem conhecer os principais pontos turísticos e peculiaridades da ilha. O passeio a bordo de um triciclo dura em média uma hora e 30 minutos e custa, em média, de R$ 5 a R$ 50, e explora vários pontos turísticos tais como os currais e galpões de alegorias dos bumbás Caprichoso e Garantido, praça da Liberdade, bumbódromo, entre outros”, ressaltou.

Aprovação

De acordo com pesquisas da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), no festival de 2018, 93,14% dos turistas entrevistados aprovaram a criação do veículo, que é o meio de transporte mais utilizado no período das festas bovinas, alcançando percentual de 45,64%. A média total de satisfação com o item no período de 2010 a 2018 também foi a segunda maior, com 87,32%.

O Projeto de Lei está em tramitação pelas comissões permanentes da Aleam e deve ser votado a partir da próxima semana.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Nova ‘rota da seda’ será importante para ZFM

As imponentes silhuetas dos guindastes do novo megaporto de Chancay, no norte de Lima, refletem a magnitude da infraestrutura...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!