A eleição do professor universitário e ex-ministro José Maria Neves como presidente de Cabo Verde, na África, teve “gostinho” de vitória brasileira. A equipe de marketing do Rio Grande do Sul coordenou a eleição vitoriosa e tem entre os integrantes uma figura política conhecida no Amazonas: o marqueteiro Marcos Martinelli.
Além de Marcos Martinelli, a campanha foi coordenada também por profissionais de marketing do Brasil, como Newton Bento e Pedro Foss.
Apuração
O candidato obteve maioria de 51,5% dos votos em eleição disputada na noite desse domingo, 17, por sete candidatos. José Maria Neves foi primeiro-ministro de 2001 a 2016 e, desde então, atuava como professor universitário, além de ter feito doutorado em administração pública na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.
Outras campanhas
Martinelli fez a coordenação da campanha vitoriosa de Pedro Passos Coelho a primeiro-ministro de Portugal, em 2011. No Brasil, coordenou eleições vitoriosas de prefeitos como Fortunati em 2012, em Porto Alegre, e Arthur Virgílio em Manaus, em 2016, e de governadores como José Anchieta (RR, 2010), José Sartori (RS 2104) e Amazonino Mendes (2017).
Alessandra Aline Martins, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins