O servidor Francisco Vanderley Uchôa de Brito, que recebe sem trabalhar em Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus), é irmão do prefeito de Uarini (a 570 quilômetros de Manaus), Antonio Waldetrudes Uchoa De Brito. Francisco cursa medicina em uma instituição de ensino superior na Bolívia.
A informação foi publicada nesta sexta-feira, 11, no Diário Oficial do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). O órgão ministerial instaurou um Inquérito Civil (IC) para investigar a improbidade administrativa por enriquecimento ilícito, mediante pagamento de salários ao irmão do prefeito de Uarini, que é servidor em Alvarães.
No documento assinado pelo promotor de Justiça Gustavo Van Der Laars, considerou que até a presente data não foi apresentada as informações quanto à folha de ponto, controle de ausência e compensação do período em que permaneceu afastado o servidor Francisco Vanderley Uchôa de Brito.
“Considerando que, em consulta ao Portal da Transparência do município de Alvarães, foi identificado que Francisco Vanderley Uchôa de Brito permanece no quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Alvarães recebendo salários normalmente”, destacou.
Alessandra Aline Martins, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins