Roraima – Quase um mês após a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) se curvar e aprovar o pedido do governador Antonio Denarium (PP) de prorrogação do estado de calamidade devido à pandemia da Covid-19, o governo de Roraima editou um decreto que torna facultativo o uso de máscara facial em locais públicos e fechados no Estado.
Após a divulgação da medida, a Prefeitura de Boa Vista emitiu nota afirmando que recebeu com estranheza a notícia da liberação do uso de máscaras no Estado diante da aprovação da prorrogação do decreto de calamidade e o baixo índice de vacinação com esquema completo no Estado de Roraima.
Segundo a comunicação do governo, o novo decreto, que será publicado na próxima edição do Diário Oficial do Estado, revoga o Decreto N° 28.835-E, que previa o uso obrigatório de máscaras faciais.
Conforme o governo, a liberação tem como base os atuais indicadores epidemiológicos da Covid em Roraima. “São mais de dois anos enfrentando uma grave pandemia. Mas agora a nossa população está se vacinado e se cuidado mais. Isso tem refletido no número de casos no nosso Estado e número de internações por covid-19 está praticamente zero. Isso é fruto do nosso trabalho perante o combate à pandemia”, disse o governador Antonio Denarium.
Estranheza
Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista reagiu a decisão do governo com estranheza na manhã desta terça-feira, 5.
“A Prefeitura de Boa Vista informa que recebeu com estranheza a notícia da liberação do uso de máscaras, 25 dias após a decretação de estado de calamidade pública, e ainda o baixo índice de vacinação com esquema completo no Estado de Roraima, de apenas 47,61%, segundo o Consórcio de veículos de imprensa”.
Com 59% de pessoas vacinadas com esquema completo, Boa Vista vai tornar facultativo o uso de máscaras em ambientes fechados da capital, mas com algumas orientações. O decreto será publicado nesta quarta-feira, 6, que trará todos os esclarecimentos e demais flexibilizações.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação